Como é evidente a partir do nome, você pode pensar que a Enterprise Ethereum Alliance (EEA) tem algo a ver com a plataforma Ethereum.
Sim, está certo!
Em parceria com a comunidade dedicada e robusta da Ethereum, as empresas estão se unindo para produzir um padrão da indústria, em código aberto, livre para usar soluções blockchain que serão a base para os negócios daqui para frente.
Como o site oficial do projeto Ethereum diz:
“A Ethereum é uma plataforma descentralizada para aplicativos que funcionam exatamente como programados, sem qualquer chance de fraude, censura ou interferência de terceiros.”
Ou seja, a Ethereum é uma plataforma blockchain descentralizada e de código aberto para aplicações e contratos inteligentes. Tem a sua nativa criptomoeda chamado Ether, que é um cripto-combustível para executar operações no blockchain da Ethereum. A Ethereum usa o EVM - Ethereum Virtual Machine - para compilar códigos escritos na linguagem nativa da Ethereum, a Solidity. E como o código é executado no blockchain, ele não pode ser manipulado ou adulterado.
O site oficial da EEA se define da seguinte forma:
“A Enterprise Ethereum Alliance conecta empresas da Fortune 500, startups, acadêmicos e fornecedores de tecnologia com especialistas no assunto da Ethereum. Juntos, aprenderemos e basearemos o único blockchain de suporte a contratos inteligentes atualmente em execução na produção do mundo real - a Ethereum - para definir softwares de nível empresarial capazes de lidar com os aplicativos mais complexos e altamente exigentes na velocidade dos negócios.”
Em uma linguagem muito mais simples, a Enterprise Ethereum Alliance é um grupo composto de muitas empresas de todas as formas e tamanhos.
A EEA conecta empresas da Fortune 500 (como a Accenture, Microsoft, Intel, JP Morgan, Wipro, Santander, Itaú, Samsung, Toyota, etc), startups e acadêmicos com especialistas em assuntos da Ethereum. Todas essas empresas compartilham uma coisa comum - todas são entusiastas do blockchain.
Este grupo (ou aliança) foi formado e lançado no final de fevereiro de 2017. Foi lançado com 30 empresas associadas fundadoras:
A EEA tem como objetivo construir uma versão privada do blockchain da Ethereum para seus membros elegíveis para atender suas necessidades específicas de negócios.
O objetivo principal é:
“Construir, promover e ter suporte amplamente às melhores práticas, padrões e uma arquitetura de referência baseada na Ethereum.”
Isso significa que permitirá que os participantes, como um banco, façam seu próprio blockchain privado da Ethereum. Da mesma forma, outro participante também pode implementar um blockchain privado para rastrear seu gerenciamento da cadeia de suprimentos.
E sempre que uma empresa membro faz uma base de código no blockchain da Ethereum que é útil para outra empresa membro, ela pode ser compartilhada. Este tipo de coordenação e desenvolvimento será dirigido e facilitado pela EEA.
1 - Ser um padrão de código aberto, não um produto.
A EEA definirá padrões de código aberto para o desenvolvimento e operação do blockchain da Ethereum em suas empresas associadas.
2 - Endereçar os requisitos de implantação corporativa.
A EEA facilitará e administrará a implantação cruzada entre seus membros para várias necessidades de negócios e casos de uso, sempre que aplicável. Por exemplo, se um banco implementa uma plataforma KYC baseada no blockchain da Ethereum, a EEA pode ajudar outra empresa membro a implementar o mesmo quando e onde for necessário. Isso economizará muito dinheiro em custos de desenvolvimento.
3 - Evoluir em conjunto com os avanços da Ethereum pública.
Os membros da EEA farão seus blockchains privados usando a tecnologia da Ethereum, mas podem sempre obter especialistas no assunto e práticas recomendadas do blockchain público existente da Ethereum. Assim, as versões pública e privada avançarão juntas.
4 - Aproveitar os padrões existentes.
O blockchain público da Ethereum começou em julho de 2015, completando 3 anos de existência. Os padrões e a experiência do antigo blockchain podem ser aproveitados pelos novos blockchains que os membros da EEA formarão no futuro.
A EEA é agora uma colaboração de mais de 100 empresas e do fundador da Ethereum, Vitalik Buterin. Mas qualquer um com uma mentalidade de desenvolver e melhorar a tecnologia blockchain privada ou pública pode fazer parte disso.
Para ser um membro, você deve preencher um formulário especificando seu nome e outros detalhes pessoais. O formulário solicitará que você mencione o tamanho da sua empresa e outros detalhes relevantes.
“O projeto Enterprise Ethereum Alliance pode desempenhar um papel importante na padronização de abordagens de privacidade, permissão e fornecimento de algoritmos alternativos de consenso para melhorar sua usabilidade em ambientes corporativos, e os recursos que o projeto e seus membros estão contribuindo devem acelerar o avanço do ecossistema da Ethereum em geral. Estou ansioso para continuar a trabalhar com todos os envolvidos. - Vitalik Buterin na EEA”
A EEA não é a única que está se esforçando para padronizar a tecnologia e o desenvolvimento do blockchain. Os outros rivais da EEA são o Hyperledger e o R3cev da IBM.
Embora a EEA seja a mais nova nessa lista, parece promissora, pois continua ganhando um tremendo apoio. Desde o seu lançamento, a EEA mais do que triplicou em tamanho.
E você? O que pensa sobre a EEA? Você já conhecia esta parceria? Compartilhe suas opiniões nos comentários abaixo!
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: coinsutra