A palavra blockchain, em português significa cadeia de blocos, e é uma tecnologia super confiável para uma nova geração de transações financeiras totalmente online que estabelece confiança, prestação de contas e transparência, sem a necessidade de uma entidade controladora, como um banco, por exemplo.
Em resumo, o conceito de blockchain surgiu da necessidade de autenticar transações sem uma autoridade central. Antes, qualquer transferência segura de valores só era possível através de uma autoridade centralizada. Hoje, a tecnologia blockchain permite que o valor seja transferido de forma segura através de uma rede distribuída, sem um banco como intermediador.
Para ficar mais claro como a tecnologia auxilia as transações com a moeda digital bitcoin entenda que uma das características principais do bitcoin é que o registro dos negócios não é centralizado ou administrado por uma única instituição. Ou seja, o histórico das transações com bitcoins é armazenado em blocos que somente se encaixam se for utilizada algum tipo de assinatura digital. É exatamente nesse momento que entra a tecnologia blockchain, que criptografa 100% das transações com a moeda digital.
1- O indivíduo A quer enviar dinheiro ou qualquer outro bem ao indivíduo B;
2- A transação é representada online como um bloco, identificado por um código numérico para criar segurança na operação;
3- O bloco é transmitido para cada participante da rede;
4- As pessoas da rede, chamadas de ?mineradores?, atestam se a transição é válida ou não;
5- Se for válido o bloco, a informação é distribuída na rede, o que confere um registro idôneo e transparente à transação;
6- O dinheiro é movido de A para B.
Gostou das dicas? Continue conectado e fique por dentro das novidades sobre bitcoins aqui no portal.