Jack Ma, presidente do Alibaba e do conglomerado financeiro Ant Financial, de US $150 bilhões na China, disse em discurso recente que dedica especial atenção à tecnologia blockchain e ao Bitcoin e ao potencial de estabelecer uma sociedade sem dinheiro.
Embora Jack ainda esteja estudando o valor fundamental que o Bitcoin e outras importantes criptomoedas trazem ao mercado, ele enfatizou que a tecnologia blockchain como um todo é uma inovação poderosa que poderia permitir uma sociedade completamente sem dinheiro.
Apenas uma parcela muito pequena da população da China usa dinheiro ou cartões de crédito para comprar produtos, receber compensação por seu trabalho e pagar contas de serviços públicos. Aplicativos de pagamento como o Alipay de 60 bilhões de dólares da Ant Financial dominam o mercado.
Com smartphones habilitados para NFC, os usuários do Alipay na China podem comprar café com um toque no smartphone em sofisticados terminais de ponto de venda e receber instantaneamente salários de seus funcionários por meio do aplicativo, sem lidar com atrasos que costumam ocorrer com transferências eletrônicas e serviços bancários ineficientes.
“Eu presto atenção especial à sociedade sem dinheiro e à tecnologia blockchain. O trabalho da Mine e do Alibaba é que vamos transformar o mundo em uma sociedade sem dinheiro. A sociedade pode tornar todos iguais, inclusive para obter o dinheiro de que necessitam, assegurar que seja sustentável e transparente. Eu odeio a corrupção. Eu não quero que alguém, de uma maneira suja, tire minha oportunidade. É por isso que queremos uma sociedade sem dinheiro.”
Anteriormente, ao falar para a FT, Ray Chan, vice-presidente da Ant Financial, disse que os novos produtos da empresa são adaptados para a geração millenium e os usuários da nova geração, que demonstraram a disposição de passar dos meios tradicionais para pagamentos mais eficientes e redes financeiras sofisticadas.
“Quando consideramos novos produtos, nós os criamos para essa era, na qual os jovens se tornaram a principal força motriz de nossa sociedade.”
Durante seu discurso, Jack enfatizou que ele não descartou as criptomoedas ou o Bitcoin como uma moeda e uma reserva de valor. Mas ele ainda está indeciso se o Bitcoin traz valor suficiente para a sociedade como uma moeda de consenso baseada na tecnologia blockchain.
“O Bitcoin, o que eu quero saber é que valor, que coisas isso pode trazer para a sociedade. Mas por trás do Bitcoin, a tecnologia em si, é realmente muito poderosa.”
Atualmente, a maioria das maiores redes financeiras do mundo dependem de bancos de dados centralizados para registrar a transferência de moedas fiduciárias e ativos digitais.
Pela tecnologia blockchain, Jack Ma refere-se a sistemas de computação descentralizados como a Ethereum, que permitem que as empresas construam em cima do blockchain, aplicativos descentralizados (dApps) e tokens no padrão de token ERC20.
Como um sistema de incentivo para compensar os bons atores no mercado e punir os maus atores com intenções maliciosas, uma criptomoeda é necessária em uma plataforma blockchain que não seja inerentemente centralizada. Assim, à medida que a tecnologia blockchain atinja a adoção em massa e um número crescente de conglomerados comessem a utilizar a tecnologia como uma plataforma subjacente para processar informações, a importância das criptomoedas aumentará.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: ccn