A plataforma de futuros de Bitcoin há muito adiada da Bakkt está programada para começar os testes hoje.
Espera-se que a plataforma de negociação, voltada diretamente para as instituições, seja um divisor de águas e um grande catalisador para o preço do Bitcoin. Como a Fundstrat concluiu na semana passada, os investidores aguardam ansiosamente nos bastidores:
"Parece haver uma multidão de adotantes prontos para embarcar no primeiro dia do lançamento da Bakkt... O lançamento pode ser um enorme acelerador para o crescimento do mercado".
Bancada pela Intercontinental Exchange (ICE) - a empresa-mãe da Bolsa de Valores de Nova York - assim como a Starbucks e a Microsoft, a Bakkt é o lançamento mais esperado de 2019.
De acordo com um post do Medium escrito pelo COO Adam White em junho, a plataforma começará os testes de aceitação de usuários hoje.
“Em 22 de julho, dois dias após o 50º aniversário da Apollo 11, a Bakkt iniciará testes de aceitação de usuário para seus futuros de Bitcoins listados e negociados na ICE Futures US e liberados na ICE Clear US.”
Apesar do mercado de futuros de Bitcoin não ser novo, a Bakkt é um player totalmente diferente. Os contratos futuros são liquidados fisicamente em Bitcoin. Os investidores recebem uma alocação real de BTC no final do período do contrato. Em contraste, os futuros de Bitcoin da CME simplesmente rastreiam o preço à vista e liquidam em dinheiro. Nunca “tocam” no Bitcoin.
A Bakkt também fornecerá custódia de nível institucional totalmente regulamentada para ativos digitais. A empresa solicitou uma licença de trust, permitindo que ela atuasse como custodiante qualificado com uma cobertura de seguro de US $100 milhões. A plataforma de negociação também servirá como um mercado de descoberta de preços que não dependerá de preços de exchanges “manipuladas”.
Em termos simples, é o primeiro produto Bitcoin físico que os players institucionais se sentem confortáveis em usar.
A empresa de pesquisa de mercado Fundstrat disse na semana passada que a Bakkt será uma "grande aceleradora" do crescimento do Bitcoin. Mais de 150 investidores institucionais e provedores de serviços participaram da Conferência Institucional de Ativos Digitais da Bakkt na semana passada, e o sentimento foi positivo.
A Commodities and Futures Trading Commission (CFTC) confirmou que a demanda institucional por Bitcoins está crescendo. Como o relatório da Fundstrat escreve:
"A CTFC está vendo a crescente demanda e interesse do público pelos futuros de Bitcoin."
Um ETF Bitcoin será o próximo?
Muitos especularam que o lançamento da Bakkt terá um efeito dominó para outros produtos institucionais de Bitcoin.
A Bakkt resolve muitas das preocupações dos reguladores sobre as criptomoedas. Ela oferece uma descoberta de preço confiável para o Bitcoin, imune ao preço das exchanges, que havia preocupação dos órgãos reguladores em relação à manipulação. A Bakkt também fornece custódia de alto grau e um mercado futuro de liquidez.
Esses recursos podem ajudar a SEC a ficar mais confortável com a ideia de um ETF Bitcoin.
A data final de lançamento da Bakkt ainda não é conhecida. Ela vem sendo adiada desde janeiro de 2019.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: ccn