O Departamento de Finanças de Dubai (DoF) fez uma parceria com o Smart Dubai Office (SDO) para lançar um sistema de pagamento com blockchain. A notícia foi dada por um site de notícias local, o Zawya, em 23 de setembro.
A nova plataforma, chamada “reconciliação e liquidação de pagamentos”, foi oficialmente lançada no domingo, 23 de setembro. É supostamente voltada para entidades governamentais, como a Polícia de Dubai, a Autoridade de Estradas e Transporte (RTA), a Autoridade de Saúde de Dubai (DHA) e outras.
De acordo com o Zawya, o DoF de Dubai e a SDO pretendem que o sistema forneça um processo de governança mais preciso e transparente, bem como permitir pagamentos em tempo real entre as estruturas do governo.
Como o Zawya relata, o processo atualmente existente para transações no governo de Dubai é demorado, exigindo até 45 dias para concluir qualquer operação.
O novo sistema já está sendo usado pela Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA) e pela Autoridade de Desenvolvimento Humano e Conhecimento (KHDA), com um número total de transações de teste que somam mais de cinco milhões.
O Dr. Aisha Bin Bishr, Diretor Geral da SDO, comentou que o blockchain é “uma das mais promissoras tecnologias emergentes”.
Em 2017, o grupo SDO recebeu as principais honras do Smart Cities Expo e do Congresso Mundial em Barcelona, recebendo o City Project Award entre outras 308 equipes por sua estratégia de blockchain em Dubai.
O projeto “Cidade Inteligente” foi supostamente apresentado pelo vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e governante do Emirado de Dubai, o Sheikh Mohammed bin Rashid em 2013. Apoiado pelo governo, setor privado e parceiros institucionais, o objetivo da organização é fornecer um ecossistema inteligente para a cooperação entre entidades governamentais, residentes e visitantes.
A Smart Dubai não é a única iniciativa apoiada pelo governo que pretende empregar importantes tecnologias emergentes como blockchain no país.
Em abril deste ano, o Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos lançou a iniciativa “UAE Blockchain Strategy 2021”, com o objetivo de alcançar a posição de líder global na adoção da tecnologia.
Em julho, o Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC) anunciou sua parceria com a Smart Dubai para desenvolver um “Tribunal de Blockchain”. As organizações pretendem explorar o potencial da tecnologia para lidar com as deficiências do sistema legal dos EAU, introduzindo por exemplo verificação baseada em blockchain das decisões judiciais.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: cointelegraph