O Bitcoin Pizza Day é comemorado anualmente pela comunidade Bitcoin e de criptomoedas - um marco importante, mas cômico para a moeda virtual.
8 anos atrás, um usuário pagou por duas pizzas usando Bitcoin, no que é saudado como o primeiro caso em que a criptomoeda foi usada para pagar por mercadorias.
O momento é imortalizado online no fórum do Bitcointalk.org, onde um programador chamado Laszlo Hanyecz confirmou que comprou duas pizzas por 10.000 BTC da Papa John’s Pizza na América.
Inicialmente, ele solicitou aos usuários do fórum que entregassem duas pizzas por 10.000 BTC, com vários usuários oferecendo para comprar as pizzas online para ele. Eventualmente, um adolescente chamado Jeremy Sturdivant, apelidado de Jercos, aceitou o Bitcoin e enviou para Laszlo Hanyecz duas pizzas do Papa John's.
Em 22 de maio de 2010, Laszlo Hanyecz anunciou que cumpriu sua meta estranha.
Na época, conforme apontado por outro usuário no tópico, 1 Bitcoin valia por volta de 0,0041, o que significa que os 10.000 BTC valiam $41. Hoje, o valor original de uma única pizza, US $20,5, custaria 0,0025 BTC, uma impressionante exibição de quanto o valor da criptomoeda cresceu no período de 8 anos.
Serviços como o PizzaForCoins, que foi fundado em 2013, aceitam várias criptomoedas como pagamento e, em seguida, fazem pedidos em nome dos clientes online. A Egifter também oferece aos clientes um vale-presente que pode ser comprado com Bitcoin - permitindo que os usuários peçam pizza online através da Domino's Pizza e da Papa John's.
Claramente, o legado deixado pela compra original de Laszlo Hanyecz teve um efeito duradouro. Os restaurantes da América também aceitam o Bitcoin como forma de pagamento. Um site chamado Bitcoinrestaurants tem um banco de dados de 83 locais onde você pode pagar sua conta usando Bitcoin.
Há também relatos de que as filiais do metrô em Buenos Aires, na Argentina, também aceitam Bitcoin.
O Bitcoin Pizza Day parece um dia divertido e peculiar para a comunidade cripto celebrar. No entanto, o impacto dessa fatídica transação moldou o mundo das criptomoedas para sempre.
Até mesmo a Ledger, uma conhecida produtora de carteiras de hardware de criptomoedas, lançou uma série comemorativa de sua Edição Limitada Ledger Nano S. Laszlo Hanyecz deu sua bênção à empresa, ao mesmo tempo em que defendia a importância de boas práticas de armazenamento para os usuários de Bitcoin:
“Bitcoin foi apenas um projeto de hobby divertido para mim há 8 anos. Quando paguei 10.000 BTC por duas pizzas, não fazia ideia de que o Bitcoin acabaria por se tornar tão popular como é hoje, com pessoas a usá-lo para transações do mundo real todos os dias.”
Mais uma vez, a compra de pizza de Laszlo Hanyecz é saudada como a primeira transação em Bitcoin por produtos do mundo real, abrindo caminho para o uso da criptomoeda pelos usuários no mundo todo.
Hoje, há uma média de 198.878 transações de Bitcoin por dia.
Laszlo Hanyecz ainda está ativamente envolvido na comunidade da criptomoeda e ganhou as manchetes em fevereiro de 2018, revivendo sua transação original com Bitcoin comprando duas pizzas usando a rede Lightning.
O programador explicou como abriu o canal de pagamento com um amigo em Londres, que subcontratou a entrega - pagando por ele mesmo - a uma loja local.
Como Laszlo descreve, sua última investida explora uma nova tecnologia que espera reduzir o tempo e os custos das transações na rede Bitcoin:
“Então, há algum ponto para fazer isso em vez de uma transação em cadeia? Pelo que descrevi aqui, provavelmente não. O objetivo era apenas brincar com a c-lightning e fazer algo mais do que embaralhar alguns satoshis para frente e para trás. Talvez, eventualmente, as pizzarias tenham seus próprios nós na lightning e eu possa abrir canais diretos para eles.”
A afirmação de Laszlo é reminiscente de sua experiência de 2010 - onde ele simplesmente queria dizer que pagou por uma pizza com Bitcoins.
Essa curiosidade original abriu o caminho para que o Bitcoin se tornasse uma maneira revolucionária para as pessoas transacionarem de uma maneira descentralizada e sem confiança. Só o tempo dirá se a transação Lightning Pizza de 2018 se tornará um momento decisivo para o protocolo de pagamento de segunda camada.