Um dos principais interesses dos investidores em bitcoins é o fato de ser uma moeda autônoma, ou seja, não é regulada por nenhum país ou precisa de intermediadores, como bancos, por exemplo, para circular. O bitcoin permite que as pessoas tenham poder sobre o seu dinheiro com autonomia total. Isso inclui armazenar e cuidar de suas reservas de bitcoins sem depender de outras pessoas que podem não ser confiáveis.
Se você já investe em bitcoins sabe que uma carteira bitcoin usa duas chaves de acesso; a chave pública, que é a forma como você recebe bitcoins de outras pessoas e a chave privada, que permite que envio dos seus bitcoins para outras pessoas. Essas duas chaves é que fazem possível uma transação com a moeda digital.
Portanto, se sua carteira é totalmente digital você pode estar suscetível a golpe de hackers ou até falha no sistema operacional, o que pode ocasionar a perda dos valores investidos em bitcoins. Existe uma maneira segura de manter a moeda digital protegida de qualquer falha ou invasão ao sistema. Para proteger seus bitcoins você pode criar paper wallets, que são carteiras físicas e podem ser utilizadas offline. As carteiras físicas podem transformar as moedas digitais em uma pasta off-line que pode ser gravada em pendrive, no seu desktop ou ser impressa em papeis físicos para seu maior controle.
Para a correta criação de sua paper wallet, ao invés de criar a carteira digital na página em que está conectado, você deve clicar com o botão direito do mouse e salvar a página web em um arquivo html. O arquivo gravado, ao ser aberto num navegador offline, funcionará normalmente, com a vantagem de se ter privacidade. Para quem usa o VEJA COMO CRIAR UMA PAPER WALLET EM 10 PASSOS.
Vale lembrar que no site da Blockchain.info, há também uma opção de Paper Wallet ? Clique na opção ?Import/Export?, e procure o link ?Paper Wallet? no menu do lado esquerdo.
Além das paper wallets existem outros tipos de carteiras para manter os seus bitcoin sob controle.
Carteira para celular - São aplicativos simples que funcionam nos smartphones e guardam as chaves criptográficas possibilitando pagamentos diretos a partir do telefone. As carteiras mais usadas para smartphones (Android e IOS) são: Mycelium, Xapo e Bitcoin Wallet.
Carteiras Online - São carteiras que guardam as chaves privadas em um servidor conectado a Internet. A principal vantagem é que você pode usá-las de qualquer dispositivo que esteja conectado a Internet. A desvantagem é que você terceiriza a guarda de suas moedas.
Carteiras em Hardware - Carteiras em hardwares são equipamentos com duas funções: fazer a guarda segura dos bitcoins e facilitar pagamentos. As mais conhecidas são a Trezor, a Ledger e aqui no Brasil, a Walltime. São carteiras ideais para guardar bitcoins por longos períodos.
Gostou das dicas? Continue conectado e fique por dentro das novidades sobre bitcoins aqui no portal