A mais recente pesquisa da Binance apoia a teoria de que o lançamento da plataforma de negociação institucional Bakkt causou parcialmente uma queda de 20% no Bitcoin.
Na última edição de sua visão geral de mercados, a Binance Research, braço de análise da exchange, destacou a Bakkt como o principal evento que ocorreu pouco antes da queda do preço do Bitcoin no final de setembro.
A Bakkt estreou seus futuros de Bitcoin em 23 de setembro. Três dias depois, o BTC caiu de quase US $10.000 para menos de US $ 8.000.
A Binance Research resumiu:
“A Bakkt foi apontada por muitos 'observadores das criptomoedas' como um canal primário adicional para trazer grandes fluxos institucionais para o mercado de criptomoeda e ativos digitais. Certamente ainda poderá fazê-lo no futuro, conforme ilustrado pelo início lento dos futuros da CME e subsequente recuperação dos volumes. No curto prazo, porém, o início decepcionante da Bakkt parece ter contribuído para o recente declínio dos preços.”
O veredicto baseia-se em descobertas semelhantes de fontes externas ao mercado de criptomoedas. O JPMorgan não ficou impressionado, mas os volumes podem não ser os culpados. Um relatório de 27 de setembro citado pela Bloomberg afirmou:
"Pode ser que a listagem de contratos futuros liquidados fisicamente (que permite que alguns detentores de Bitcoin físico, por exemplo, mineradoras, protejam as exposições) tenha contribuído para recentes quedas de preços, em vez dos baixos volumes iniciais."
Nas mídias sociais, a Bakkt, de certa forma, concordou com as avaliações de seu impacto no mercado.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: cointelegraph