O Bitcoin caiu mais de 13%, convidando interpretações concorrentes sobre o que poderia ter desencadeado a virada descendente da principal criptomoeda.
Até o momento, o Bitcoin está circulando a marca de US $8.400 - sinalizando uma grande perda de 17,8% na semana.
Entre as teorias mais populares entre os comentaristas de criptomoedas, está a decepção do mercado com a aceitação aparentemente morna dos contratos futuros de Bitcoin recém-lançados pela Bakkt entre clientes institucionais.
Os contratos - que quebram o molde ao serem liquidados em Bitcoin, e não na moeda fiduciária - entraram em vigor em 22 de setembro, em um momento ansiosamente esperado pelo mercado de criptomoedas como um todo.
No entanto, volumes lentos logo após o lançamento do produto podem ter atenuado o sentimento dos investidores, pois os espectadores fizeram um balanço do fato aparente de que a demanda institucional por exposição ao Bitcoin pode não ser tão robusta quanto se supunha anteriormente.
Um total de 166 contratos foram negociados ontem, 24 de setembro, de acordo com nova cobertura da Reuters. Jamie Farquhar, gerente de portfólio da empresa de criptomoedas NKB Group, com sede em Londres, disse a repórteres:
“Uma coisa é dar acesso ao dinheiro institucional ao BTC. Outra coisa é deixá-los confortáveis o suficiente para realmente comprá-lo.”
Em um tweet de 23 de setembro, Alex Kruger observou:
“Bakkt, volumes do primeiro dia: 71 Bitcoin. CME, volumes do primeiro dia: 5298 Bitcoin. Essa é uma diferença de 75x.”
A tese é que a Bakkt não obteve apoio unânime, mas como apontaram, a Bakkt deve ser julgada em um ano – não em um dia. Além disso, a plataforma Bakkt da Intercontinental Exchange seria complementada pela introdução das opções de Bitcoin da CME, que estão programadas para chegar no início de 2020. Futuros de BCH também estrearão em uma exchange regulada pela CFTC.
Para ver o quanto os derivativos influenciam todo o mercado de criptomoedas, basta olhar para a atividade frenética da noite passada enquanto o BTC despencou, liquidando centenas de traders que receberam margem de lucro. Mais de US $700 milhões foram liquidados apenas na Bitmex nas últimas 24 horas, enquanto a Deribit registrou mais de US $1 bilhão em volume, 85% dos quais foram para o Bitcoin e o restante na Ethereum. Na Binance, os volumes dos futuros superaram os volumes à vista, totalizando US $800 milhões e US $700 milhões, respectivamente.
Outros comentaristas estão apontando para fatores técnicos do preço do Bitcoin, como a perda dos suportes de US $10.000 e US $9.000 e o rompimento de um triângulo descendente.
No entanto, outra tese que circula no twitter é de natureza mais macroeconômica e geopolítica - com as últimas notícias de uma investigação de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por causa de sua polêmica chamada de verão com o presidente ucraniano.
Assim, alguns correlacionaram os fracos movimentos do mercado Bitcoin com esse cenário mais amplo, à medida que os mercados tradicionais se recuperam da mais recente sacudida na política americana. O analista Holger Zschäpitz twittou:
“Os mercados de ações globais sacudiram quando a oferta de impeachment de Trump aumenta as perspectivas de prolongado impasse político em Washington. Títulos estáveis com rendimento US 10y a 1,65%, 10y Bund a -0,61%. Ouro a US $1530, como o maior ETF de ouro desde 2013. O Bitcoin é negociado a US $8,5 mil após um colapso repentino.”
Vários analistas de mercado tradicionais e de criptomoedas, além disso, consideram que as taxas de juros mais baixas aprovadas por Trump representam "combustível de foguete" para o preço do Bitcoin - adicionando mais força ao mercado pelo argumento de que sua controversa presidência é, em geral, amplamente positiva para as criptomoedas.
O presidente tem sido cada vez mais crítico em relação à política monetária do Federal Reserve, tuitando no início deste mês em favor de ações mais dramáticas:
“O Federal Reserve deve reduzir nossas taxas de juros para ZERO, ou menos, e devemos começar a refinanciar nossa dívida. Temos uma excelente moeda, poder e balanço patrimonial.”
O Banco Central, no entanto, manteve-se firme com uma abordagem mais branda, na semana passada, baixando sua taxa de referência para apenas 2%.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: cointelegraph