Foi publicado um relatório propondo uma solução para permitir que dados proprietários sejam trocados com segurança através de um blockchain. O relatório, “Distributed Data Vending on a Blockchain”, foi publicado em conjunto por Dr. Ziheng Zhou, cientista- chefe da VeChain, Dr. He Zhu e Ning Nan, fundador da BitOcean, Dr. Jiayu Zhou e Fengyi Tang da Universidade do estado de Michigan. Ele foi oferecido como uma continuação do programa VeResearch, iniciado pelo estado de Michigan no início deste ano.
O advento das infraestruturas de blockchain abrirão um novo caminho para o setor de vendas de dados. Isso permitirá que proprietários de dados individuais se beneficiem diretamente com o compartilhamento de dados proprietários, compatíveis e imutáveis aos reguladores. Nesta era de big data, vasta quantidade de dados foram utilizados para melhorar a tomada de decisões das indústrias através do desenvolvimento de sistemas de recomendação personalizados e anúncios direcionados. Esse processo resulta em enormes lucros quando as organizações coletam e agregam dados em escala. No entanto, os usuários que são partes interessadas dos dados, dos quais os dados são coletados, raramente recebem sua parcela de dividendos, apesar das significativas contribuições para a fortuna. Na verdade, na maioria dos casos, as organizações consideram os dados coletados como seus ativos privados e impedem que sejam compartilhados, até mesmo para fins de pesquisa.
Este sistema exclusivo da VeChain já está sendo desenvolvido internamente e também por empresas para futuras emissões de DAPPs e moedas. O objetivo do fornecimento distribuído de dados é permitir que os provedores de dados usem os blockchains existentes como infraestrutura para listar os dados com segurança e aplicá-los às regulamentações e às necessidades de conformidade. Todo o processo de troca de dados é feito sem terceiros envolvidos.
Ilustração da estrutura proposta de venda distribuída de dados (DDV) que permite que dados privados sejam trocados por meio de contratos inteligentes
A DDV pode transformar vários setores, como a saúde (pela análise de dados de pacientes, que frequentemente revelam informações valiosas sobre a fisiopatologia de numerosas doenças), incentivando a distribuição dos dados pelos proprietários. O uso da DDV será a chave para a adoção do VeChainThor em vários mercados e será um dos avanços pioneiros vistos pela sociedade por meio das tecnologias que os blockchains possibilitam.
A VeChain desenvolveu um extenso kit de ferramentas aplicáveis para o desenvolvimento de soluções como o DDV e EdgeChain para potencializar os avanços da VeResearch e de terceiros. A colaboração real de empresas, dados e pesquisas permite que projetos como o VeVID e o DDV revolucionem a maneira como o mundo compartilha e avança.
Fonte: medium