Santander se prepara para oferecer Bitcoin ETF na Espanha

Por 16/11/2021
16/11/2021


O Santander, instituição financeira líder na Espanha, se prepara para oferecer um ETF Bitcoin a seus clientes no país. Isso, embora os gestores de ativos espanhóis tenham relutado em adotar produtos criptográficos como parte de suas ofertas de portfólio de investimentos aos clientes.

O Santander dará os retoques finais em um produto Bitcoin ETF na Espanha, de acordo com relatórios de fontes locais. Isso posiciona a empresa como a única instituição financeira interessada em oferecer este tipo de produto a seus clientes na Espanha. A presidente executiva do Santander, Ana Botín, declarou que há algum tempo a instituição conta com uma equipe trabalhando nesta oferta. Ela afirmou:

Nossos clientes querem comprar bitcoin, mas temos demorado muito para adotá-lo devido a questões regulatórias. Agora estamos prestes a oferecer ETFs criptografados.

O fato é que a maioria dos gestores de ativos na Espanha ainda reluta em colocar seus fundos em investimentos baseados em criptomoedas, pelo menos no mercado interno. O BBVA da Espanha já está oferecendo serviços de negociação de bitcoin para seus usuários na Suíça, devido ao ecossistema de criptomoeda avançado e aos regulamentos claros que o país oferece. Mas a regulamentação de criptografia na Espanha é uma questão totalmente diferente.

Botín poderia estar se referindo ao trabalho que estão fazendo no ETF dentro do banco, porque nenhum produto desse tipo foi registrado na CNMV, instituição que fiscaliza o mercado de valores mobiliários no país. Botín também não ofereceu nenhum tipo de cronograma quanto à disponibilidade deste produto.

O primeiro ETF de criptomoeda aprovado nos Estados Unidos despertou a demanda de instituições que aguardavam um produto mais tradicional e regulamentado para investir em criptomoedas. No entanto, o veículo aprovado foi um ETF de futuros de bitcoin, tornando sua gestão custosa e levando parte de seu charme aos pequenos investidores. Os investidores locais na Espanha concordam que, se um produto semelhante for aprovado, deve ser um ETF de bitcoin spot para minimizar os custos de gerenciamento.

Mesmo assim, alguns acham que não se deve perder de vista a importância e o alcance de um produto tão importante para o investimento em bitcoin, pois pode dar ao Santander uma vantagem na oferta de portfólio. Outros bancos não perceberam a importância de tal oferta, com CaixaBank, Sabadell e Bankinter declarando que ainda estão esperando por mais regulamentação no campo.

O que você acha da oferta do Santander Bitcoin ETF na Espanha? Conte-nos na seção de comentários abaixo.

Fonte: news.bitcoin
 
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

COMENTÁRIOS