Começando com o anúncio de Vitalik Buterin sobre o Casper, tem sido uma cadeia contínua de lançamentos tecnológicos em evolução para a Ethereum, que inclui o seu próximo 'Sharding'. O Casper é o protocolo POS da Ethereum, que é diferente de outros protocolos de POS em termos de segurança. Superar todas as desvantagens de Proof-of- Work (POW) em termos de segurança é o objetivo final deste novo protocolo.
Em uma recente conferência realizada em Toronto, Vitalik, o CEO e fundador da Ethereum discutiu as atualizações mais recentes sobre o algoritmo Casper.
Vitalik diz: "Espero que seja uma das experiências mais alegres da Ethereum em um curto espaço de tempo."
A primeira versão do Casper 'v0.1.0' foi lançada terça-feira no GitHub, por um de seus desenvolvedores chamado Danny Ryan. O código fonte completo do software está disponível no GitHub agora.
Junto com as recentes mudanças no Casper, Danny acrescentou:
"A v0.1.0 nos marca com mais clareza os lançamentos para ajudar clientes e auditores externos a acompanhar com mais facilidade o contrato e as alterações".
A versão v0.1.0 é nomeada como Casper Friendly Finality Gadget (FFG), que é uma versão combinada do mecanismo de POW e POS. O principal objetivo da implementação do Casper é conseguir uma transição completa para o POS. Ele é projetado de uma forma que o protocolo POS foi sobreposto no protocolo POW existente na Ethereum chamado 'Ethash'. Após cada 50 blocos minerados via POW, o bloco encontrará o algoritmo POS onde a finalidade é avaliada por uma rede de validadores. Finalidade é um fator importante que deve ser implementado em todos os campos que lidam com finanças. Isso significa que uma determinada operação que foi executada deve estar inscrita no histórico e nada pode reverter isso. De acordo com Vitalik, mesmo os sistemas descentralizados são incapazes de fornecer 100% de finalização e qualquer pessoa pode invadir um sistema ou adulterar o registro.
Um tweet recente da Ethereum Community Fund diz:
“Primeiro lançamento do #Casper FFG ethereum está realmente trabalhando a toda velocidade. Parabéns aos pesquisadores, estamos honrados em fazer parte desse ecossistema ao seu lado!“
A fase inicial do Casper ainda está para ser auditada e a rede será implementada mais uma vez. O código foi escrito para os clientes da Ethereum para que eles possam fazer o download desses programas para executar o protocolo da criptomoeda. A rede requer um hard fork, pois o Casper não é compatível com as versões anteriores da Ethereum.
Vitalik também mencionou que os usuários precisariam de hardware de alta configuração e apresentar um mínimo de 1.500 ETH para participar do Casper. Nós com menos Ether também terão a opção de participar de um pool que trabalha em conjunto e divide seus lucros.