Goldman Sachs lançará moeda estável baseada em ERC20 vinculada ao dólar

Por 18/05/2018
18/05/2018


A startup financeira de propriedade do Goldman Sachs, Circle, anunciou que vai lançar uma moeda estável com o valor do dólar americano. A moeda foi designada como USD Coin (USDC).

A moeda é apoiada por desenvolvimentos no framework de código aberto CENTRE. Ele funcionará como um “dinheiro fiduciário simbólico”, com a Circle informando que a moeda é muito importante para permitir a adoção do blockchain para pagamentos. A moeda também suporta a maturação em blockchains que incluem sistemas de contratos inteligentes, em termos de contratos financeiros, como títulos, empréstimos e propriedades simbólicas.

A USD Coin permite que os usuários usem os tokens fiat do USDC para transações de criptomoedas e pagamentos, ao mesmo tempo em que fornecem uma moeda estável de reserva com suporte do USD.

A USD Coin visa identificar e fornecer soluções para moedas estáveis preexistentes. A Circle diz que eles não têm transparência, operam em jurisdições não regulamentadas com bancos e parceiros de auditoria desconhecidos e que foram construídos como tecnologias proprietárias fechadas. A USDC visa resolver este problema fornecendo “transparência financeira e operacional detalhada”.

Eles também dizem que vão operar dentro do marco regulatório das leis de transmissão de dinheiro dos EUA, o que é esperado de uma empresa pertencente ao quinto maior banco dos Estados Unidos. Isto é esclarecido, pois dizem que será "reforçado por parceiros e auditores bancários estabelecidos".

A fim de evitar as armadilhas que vêm com tecnologias proprietárias fechadas, ela será construída em uma estrutura de código aberto com um esquema de associação aberto para que as instituições financeiras elegíveis possam participar.

A moeda é construída sobre o padrão de tokens ERC20 da Ethereum e, portanto, pode ser usada em qualquer exchange que suporte o padrão e pode ser usada com qualquer carteira digital compatível com ERC20. A Circle afirmou:

"Há muito interesse de agentes do ecossistema das criptomoedas, empresas fintech de consumidores e bancos para se tornarem emissores do USDC e outros tokens fiduciários em diferentes mercados em todo o mundo."

A lista de apoiadores e colaboradores do USDC é numerosa, com a empresa principal sendo a Bitmain com um investimento estratégico de US $110 milhões. A Bitmain é uma empresa que minera Bitcoins e projeta chips ASIC para uso em mineração.

A empresa também opera a Antpool, uma das maiores empresas de mineração do mundo. Outros investidores incluem a Breyer Capital, Pantera Capital, Blockchain Capital, Accel, Tusk Ventures e a IDG Capital.

Fonte: ambcrypto


COMENTÁRIOS