Criptomoedas são a principal renda para 12% de usuários russos

Por 13/04/2018
13/04/2018


Uma pesquisa realizada entre detentores de criptomoedas russos descobriu que a maioria deles começou a lidar com criptomoedas nos últimos dois anos. No entanto, 28% dos entrevistados se consideram usuários ativos e 12% afirmam que a criptomoeda é sua principal fonte de renda.

A plataforma de compra de criptomoedas Fatcats.market entrevistou 382 usuários de criptomoedas falantes da língua russa, cuja idade mediana é de 27 anos. A maioria deles são homens - 93%. As mulheres são apenas 7%, enquanto os menores de 18 anos são 10%. A pesquisa foi realizada em 22 de março a 2 de abril de 2018 através do Telegram.

Uma maioria considerável dos entrevistados diz que deseja manter suas criptomoedas e usá-las para pagamentos. 40% admitem que estão investindo em diferentes criptomoedas. A mineração não é mais tão popular, com apenas 14% participando ativamente e 11% dizendo que estão minerando na nuvem.

Outros 40% acreditam que a criptomoeda é um bom investimento a longo prazo. Eles não estão planejando vender suas moedas por dinheiro fiduciário no futuro próximo. Segundo os autores do estudo, a principal conclusão é que os russos estão prontos para usar as criptomoedas como instrumento de investimento e como meio de pagamento.

A pesquisa também constatou que apenas 8% dos participantes não estão prontos para comprar mercadorias usando criptomoedas, enquanto 20% hesitam em pagar por serviços usando criptomoedas. 26% afirmam que já fizeram compras com criptomoedas.

Quando se trata de comprar bens, computadores, smartphones e outros aparelhos, são os itens mais preferidos - 77%. 65% querem comprar equipamentos de áudio e vídeo, e 66% terão prazer em gastar suas criptomoedas em passagens aéreas e viagens. Cerca de 60% estão prontos para comprar imóveis ou um carro novo e 45% comprariam alimentos, móveis ou uma geladeira. Pagar pelo trabalho freelance é o gasto mais provável para os serviços (68%).

Apenas 1% acha que a criptomoeda é uma bolha

Os organizadores do estudo tentaram avaliar a importância das criptomoedas para os usuários russos. 28% deles acham que as moedas digitais são uma parte interessante do campo da tecnologia da informação. 26% consideram uma fonte adicional de renda. 17% disseram que as criptomoedas formam até 30% de sua carteira de investimentos. Outros 16% dizem que o dinheiro virtual é uma receita importante, e 12% afirmam que ele forma uma parcela significativa de sua receita e de seus investimentos (70% ou mais).

Apenas 1% dos entrevistados acha que as criptomoedas são uma bolha que explodirá. Os dados também mostram que a maioria dos participantes entraram para o mercado de criptomoedas recentemente. 80% fizeram isso entre 2016 e 2018. Cerca de 12% começaram a usar criptomoedas de 2012 a 2015. Menos de 10% ainda não estão aproveitando o dinheiro digital.

A maioria dos detentores de criptomoedas russos possui bitcoin (55%) e ethereum (45%). 11% deles possuem também bitcoin cash (BCH) em suas carteiras. Ripple (XRP), litecoin (LTC) e cardano (ADA) também são populares. 40% dos entrevistados admitem que possuem tokens de ofertas iniciais de moeda (ICOs), demonstrando uma exposição significativa a oportunidades de investimento em criptomoedas. Mais de um quarto dos entrevistados disse que as taxas que normalmente pagam são entre 2 e 5%. Metade deles estima os tempos de transação entre 1 e 60 minutos, e a maioria considera a volatilidade dos preços e as transações complicadas como os principais obstáculos para gastar mais criptomoedas.


COMENTÁRIOS