Enquanto os mercados globais estão passando por tempos difíceis em meio à pandemia de coronavírus, o mercado de criptomoedas está se fortalecendo, já que seus principais participantes aproveitaram uma das maiores fusões da história deste mercado.
A Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, chegou a um acordo para adquirir o CoinMarketCap, um dos sites de dados de criptomoedas mais referenciados, em um acordo não divulgado. As empresas anunciaram oficialmente a aquisição hoje, 2 de abril.
Changpeng Zhao, fundador e CEO da Binance, disse que a Binance e o CoinMarketCap são muito semelhantes, pois são ambos fornecedores de “acesso às criptomoedas” e compartilham uma visão de tornar os cripto ativos mais acessíveis e úteis para as pessoas em todo o mundo.
"A aquisição nos permitirá aproveitar os pontos fortes uns dos outros, além de crescer e incutir transparência no setor."
Zhao disse que a empresa já estava conversando com o CoinMarketCap há alguns meses antes de fechar o negócio em abril. Há rumores de que a aquisição custou à Binance US $400 milhões, mas Zhao disse que a empresa não pode divulgar o valor do negócio, pois está protegido por um acordo de não divulgação.
As empresas trabalharão juntas, mas o CoinMarketCap continuará a operar como uma entidade comercial independente. Zhao enfatizou que a aquisição não mudará a independência do CMC em relação às partes interessadas externas:
“A Binance não tem influência nos rankings do CoinMarketCap. O CoinMarketCap permanece comprometido em fornecer os dados de criptomoedas mais precisos, oportunos e de qualidade do setor, beneficiando-se da experiência, recursos e escala da Binance.”
No entanto, o CMC passará imediatamente por uma reestruturação interna como parte do acordo. Brandon Chez, fundador do CMC, deixará o cargo de CEO e será substituído pelo atual diretor de estratégia do CoinMarketCap, Carylyne Chan, como CEO interino.
Além da remodelação, o CoinMarketCap não terá nenhuma mudança em sua equipe em um futuro próximo, ou pelo menos nos próximos meses. Chan disse:
“Fora isso, não haverá outras grandes mudanças de equipe no CoinMarketCap. Todo mundo vai ficar e todo mundo está realmente animado com o que está acontecendo. [...] acho que não há outras grandes mudanças que vemos, definitivamente não nos próximos meses.”
De acordo com Chan, a Binance fez o possível para garantir que o CMC possa continuar aderindo à sua própria metodologia de listagem. O CEO interino disse que a empresa não está planejando nenhuma alteração nas listagens:
“Manteremos nossos requisitos de listagem e garantiremos que tudo seja justo e imparcial para quem quiser listar qualquer coisa no CoinMarketCap. Portanto, esse será nosso firme compromisso que [...] não mudará após a aquisição.”
Enquanto o CoinMarketCap continuará operando de forma independente para garantir dados neutros e transparentes, a Binance estará contribuindo significativamente para o desenvolvimento e projetos futuros do CoinMarketCap em 2020, observou Chan.
A exchange, que tem pelo menos 800 funcionários em todo o mundo, deve compartilhar sua experiência em várias áreas como finanças e segurança. Chan destacou que a aquisição ajudará o CMC a evoluir:
“Vamos obter muito da Binance em termos de compreensão de melhores práticas de gerenciamento de equipe. Acho que há algumas coisas realmente básicas sobre segurança e finanças que aprenderemos com a Binance apenas com base no fato de que eles têm uma equipe muito maior que a nossa e que se expandiram com muito mais eficiência.”
A aquisição do CMC ocorre cerca de seis meses após os relatórios do setor afirmarem que o CoinMarketCap está "totalmente autosustentável" - ou seja, continuando suas operações com recursos financeiros mínimos. Em outubro de 2019, Chan teria declarado que o CMC não planejava angariar fundos e continuava “crescendo cada vez mais”.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.