Quando a Microstrategy comprou US $ 425 milhões de Bitcoins nos últimos dois meses, a decisão tornou-se um selo importante de aprovação institucional das credenciais das criptomoedas como um ativo de hedge seguro. A empresa de tecnologia americana acabara de transformar o Bitcoin em seu principal ativo de reserva de valor para se proteger contra a inflação fiduciária. Agora, parece que grandes empresas globais estão seguindo a mesma estratégia da Microstrategy.
O site bitcointreasuries.org está realizando a curadoria de tesouros de Bitcoins mantidos em reserva por empresas de capital aberto de todo o mundo. No momento, 13 empresas com um total combinado de 598.237 BTC, ou 2,85% do fornecimento total de 21 milhões de BTC, estão listadas na página. Aqui está uma visão mais detalhada de algumas delas.
A Grayscale, por meio de seu Bitcoin Trust Fund (GBTC), que detém e rastreia o preço do Bitcoin, agora detém 449.596 BTC, atualmente avaliado em US $ 5,1 bilhões e representando 2,14% do estoque total circulante do ativo digital. Listado no mercado OTCQX, o Trust abocanhou 70% de todos os novos Bitcoins minerados em 2020, quase dobrando seu portfólio no processo.
É digno de nota que o GBTC detém estes BTC em nome de investidores corporativos credenciados, que normalmente valorizam a privacidade e as credenciais de reserva de valor do Bitcoin, enquanto calculadamente relutam em obter exposição direta ao ativo. O Bitcoin Trust da Grayscale “se tornou o primeiro título com cotação pública investindo exclusivamente no preço do Bitcoin e derivando valor dele” quando foi lançado em 2013. A empresa opera dez produtos de investimento de criptomoedas focados em investidores institucionais. Os fundos cobrem Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH), Zcash, XRP e muito mais.
A Grayscale pode ser uma pioneira, mas foi a Microstrategy que ganhou todas as manchetes nas últimas semanas. A empresa listada na Nasdaq, que desenvolve software móvel e também fornece serviços baseados em nuvem, comprou US $ 425 milhões em Bitcoins em agosto e setembro, tornando-se o principal ativo de reserva da Microstrategy.
A empresa multibilionária dos EUA agora detém um total de 38.250 BTC, em um movimento que sinaliza o aumento da adoção corporativa. Pelas taxas de câmbio atuais, a carteira vale mais de US $ 433 milhões - um ganho de US $ 8 milhões, visto que vem em um cenário de aumento de gastos com estímulos que deixou as moedas fiduciárias globais em parafuso. O CEO da Microstrategy, Michael Saylor, está particularmente otimista.
“Este investimento reflete nossa crença de que o Bitcoin, como a criptomoeda mais amplamente adotada no mundo, é uma reserva confiável de valor e um ativo de investimento atraente com maior potencial de valorização de longo prazo do que manter dinheiro”, diz ele.
A adoção corporativa pode não ser considerada uma tendência ainda, mas as notícias de que a Jack Dorsey's Square Inc. transferiu 1% de seus ativos totais para o Bitcoin sugere que algo pode estar se acumulando. Em 8 de outubro, a empresa de pagamentos móveis listada na Bolsa de Valores de Nova York anunciou que gastou US $ 50 milhões comprando 4.709 Bitcoin. De acordo com Amrita Ahuja, diretor financeiro da Square, “o Bitcoin tem potencial para ser uma moeda mais onipresente no futuro”.
Por isso, a empresa pretende que “à medida que (o Bitcoin) cresce na adoção, pretendemos aprender e participar de forma disciplinada. Para uma empresa que está construindo produtos com base em um futuro mais inclusivo, este investimento é um passo nessa jornada.” O Bitcoin reagiu positivamente às notícias da Square, subindo para mais de US $ 11.300. Com uma capitalização de mercado de mais de US $ 83 bilhões, a Square oferece soluções de pagamento de software e hardware. Em 2019, a empresa registrou receita de US $ 4,7 bilhões. Possui escritórios nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e Reino Unido.
A Coinshares é um fundo de investimento sediado no Reino Unido que se concentra principalmente na exposição direta e indireta do Bitcoin e outras criptomoedas. A empresa administra mais de US $ 1 bilhão em ativos digitais, com o Bitcoin sendo quase 80% disso. A Coinshares atualmente detém - em nome dos investidores - um total de 69.730 BTC , avaliados em US $ 790 milhões, de acordo com o bitcointreasuries.org.
Por meio de sua subsidiária XBT Provider, a Coinshares oferece duas notas negociadas em bolsa (ETNs) globalmente negociadas em Bitcoin e Ethereum, Bitcoin Tracker One e BTC Tracker Euro, e em Ethereum, Ether Tracker One e ETH Tracker Euro, respectivamente. Seus ETNs estão listados no Nasdaq Nordic em Estocolmo, Suécia, e os investidores de varejo podem comprar os instrumentos. No entanto, o produto sofreu um golpe quando o regulador financeiro do Reino Unido proibiu a venda de ETNs para clientes de varejo no país recentemente.
Várias outras empresas de capital aberto estão listadas no site. Elas incluem mineradoras de Bitcoin como a Hut 8 Mining, que negocia na Bolsa de Valores de Toronto (TSX), e a Argo Blockchain da Bolsa de Valores de Londres. Ambas as empresas mantêm o Bitcoin como um ativo de reserva. No final de junho, o Hut 8 tinha 2.954 BTC, enquanto a Argo Blockchain tinha 126 BTC no final de setembro. Outra entidade de mineração, a Riot Blockchain, tinha 1.053 Bitcoins em suas reservas em junho.
A Galaxy Digital Holdings de Mike Novogratz, uma empresa listada na TSX que “busca institucionalizar o ativo digital e o mercado de blockchain,” possui 16.651 BTC, no valor de cerca de US $ 188 milhões a preços de mercado vigentes. A empresa oferece serviços de gestão de ativos, investimento, consultoria e negociação, bem como investimentos principais. A Voyager Digital Ltd, Cypherpunk Holdings e DigitalX também fazem a lista das empresas públicas que mantêm Bitcoin como uma proteção contra a inflação fiduciária.
Fonte: news.bitcoin
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.