A Solana é um dos tópicos mais quentes de 2021, aumentando em valor, popularidade e uso geral. A criptomoeda em si aumentou mais de 13.000% até agora e isso vem por trás de mais de US $ 14 bilhões em valor bloqueado nos vários protocolos descentralizados construídos na Solana.
Esse crescimento chamou a atenção da comunidade e a Solana rapidamente se tornou um dos blockchains mais discutidos.
Anatoly Yakovenko compareceu no segundo dia do Breakpoint 2021 de Lisboa - uma conferência de 3 dias dedicada ao ecossistema Solana. Ele deve ter definitivamente ficado feliz e orgulhoso de ver os milhares de participantes e projetos, apresentando todos os tipos de dApps e protocolos em Solana.
Antes da conferência, Solana realizou seu hackathon, que resultou em mais de 500 projetos recebendo US $ 5 milhões em financiamento.
Um evento dessa escala diz muito sobre o ecossistema da Solana e traz mais noção sobre se ele está pronto para competir com a Ethereum por ser a rede líder de contratos inteligentes de Camada-1.
Um dos grandes atributos da rede é a melhoria que ela fez em escalabilidade e velocidade, ao lado da melhoria do hardware usado pelas mineradoras. Cerca de 2.500 transações por segundo (TPS) já são utilizadas pelos usuários da rede, segundo dados do explorador de blocos. A taxa de transferência máxima é de cerca de 50.000 TPS e ainda estamos longe disso, porém, o ecossistema está crescendo exponencialmente.
O fundador do projeto foi questionado sobre o quão longe está da próxima melhoria significativa na escala da blockchain de Solana e se ele acha que a necessidade de capacidade ultrapassará a velocidade de melhoria de hardware.
Yakovenko: “ A forma como Solana funciona é que ele tenta contabilizar toda a carga na rede movendo o máximo das operações através do pipeline de transações.
Portanto, mesmo os votos de consenso fazem parte das transações, porque executar um nó é como executar aplicativos inscritos em um estado de tempo real. Esse aplicativo custa largura de banda para as redes e precisa pagar por isso. Então é como o design: você meio que tem uma quantidade X de capacidade para brincar, e então você pode dividir a carga de acordo com a demanda.
O que vimos (ou seja, novembro de 2021) é que é possível verificar o software em cerca de 50.000 TPS com o hardware que lançamos com e com o conjunto de validadores quando lançamos.
No entanto, o que se vê agora é que os melhores e mais recentes chips como o AMD, em um sistema moderno, excedem 100K - 200K TPS. Para obter esse desempenho na rede, você precisaria ter este sistema de alto desempenho implantado globalmente para cada validador. Isso acontecerá se houver demanda suficiente. Se chegar a um ponto em que haja uma carga sustentada de 10.000 TPS, as pessoas vão querer começar a atualizar.
Os humanos são ruins em gerar carga. Portanto, a operação humana normal não faz muito trabalho: como todo o Twitter, cerca de 5.000 tuítes por segundo. Mas há muito trabalho para dimensionar a estrutura de leitura, os dados e todas essas outras coisas. A corrente não tem que fazer isso.
Se você estiver administrando mercados como o Projeto Serum, à medida que a profundidade e o tamanho dos mercados aumentam, os criadores de mercado irão naturalmente tomar posições muito mais rápido. Eles vão querer muito mais.
Então, é aí que pode acabar, e se isso acontecer, significa - vá buscar o hardware o mais rápido possível para enviá-lo para qualquer lugar do mundo”.
Yakovenko: “Também estamos fazendo melhorias no software para poder aproveitar mais hardware. Coisas como usar GPU para verificação de assinatura, o que no futuro deveria ser possível, como execução estrutural de contrato inteligente de GPU.
No entanto, você precisa ter carga significativa suficiente para se calcular agora, se você olhar para todos os gráficos e nosso painel de métricas, a maior parte da carga é apenas operações de IO da rede, é apenas enviar pacotes, verificá-los, enviar pacotes para fora . Mas esses são problemas bons, traga-os. ”
Como podemos ver, existem algumas soluções L1 líderes, incluindo Solana, que estão rapidamente seguindo os passos da Ethereum. No entanto, os aplicativos construídos em cadeias diferentes não parecem ser tão perfeitamente interoperáveis, fazendo-nos pensar se algum dia o serão.
Nesse sentido, perguntamos a Yakovenko se ele acha que estamos caminhando em direção a um ecossistema em silos e se no final haverá uma cadeia L1 para “levar tudo”.
“Não, como o que você vê agora com Audius é um exemplo perfeito, as coisas de governança de tokens estão no Ethereum. Eu acho que eles fazem cerca de um milhão ou algo assim por dia para curtir e reproduzir e seguir e curtir as interações do usuário. ” de acordo com ele.
“Então essas coisas não fazem sentido para rodar no Ethereum, e Solana é tão bom quanto qualquer outra rede. Se você está avaliando onde devo colocar meu aplicativo, como alguém como Roneil da Audius (ou seja, CEO e cofundador), o motivo pelo qual eles escolheram Salana é que ele é barato e rápido. Você quase pode pensar em um teorema como uma camada de assentamento e a camada de execução de Solana. E se você olhar para o seu aplicativo, o que você está construindo, você pode começar a compor como quiser. ”
O fundador de Solana acredita que há espaço para várias soluções da camada 1 coexistirem. Segundo ele, “é preciso projetar espaços que sejam Pareto eficientes. O que isso significa é que quando você faz uma troca, você sacrifica outra coisa. ”
Ele continua: “Você tem que ter uma melhora significativa o suficiente em um aspecto para onde eu acho que você terá aderência. Eu acho que Ethereum 2.0 está indo para esse custo socializado mínimo do hardware, eles estão tentando ir para o validador mais baixo possível a ponto de os validadores nem segurar a estadia inteira.
Eles estão apenas segurando os códigos de proporção. E essa é uma abordagem diferente da de querer receber todas as informações que existem no mundo da rede o mais rápido possível. Que é o que Solana escolhe.
Agora você tem qual caso de uso está construindo e estabelecendo governança. É para isso que o Ethereum é excelente, mas preciso de um aplicativo eficaz em tempo real com muitos usuários, mesmo que não seja financeiro como o Audios, você quer todos esses dados em um fragmento o mais rápido possível.
A integração está apenas acontecendo, mesmo sem nós perguntarmos a respeito. Não é como se o Audios tivesse que nos pedir para integrar. A criptografia é a última coisa que compõe tudo. Você tem uma assinatura criptográfica no Ethereum, nós temos uma assinatura criptográfica para Solana - então essa coisa é uma camada combinável. ”
Em julho de 2020, o CEO da FTX e da Alameda, Sam Bankman Fried (SBF), postou um tópico no Twitter que revelou o Projeto Serum. Ele afirmou que de todos os blockchains disponíveis, eles escolheram Solana.
Em retrospecto, parece que este foi um excelente catalisador para o hipercrescimento de Solana. Yakovenko não nega que foi um momento decisivo para seu blockchain.
“Com certeza foi um ponto de viragem, mas também para a Serum. Acho que o que demonstrou foi que você poderia pegar algo muito complicado, como um livro de pedidos de limite central que nunca foi feito antes, e enviá-lo neste blockchain do qual ninguém nunca ouviu falar, na época ”.
O fato de que as pessoas foram capazes de fazer isso direito em um período de tempo muito curto, cerca de quatro semanas, e realmente ir ao ar e ter uma liquidez significativa e começar a usar DEX completo.
Acho que o verdadeiro catalisador é esse ponto de prova. Não vimos gente de fora do navio Solana, como projetos complexos que rapidamente e não sei se é apenas cultura, ou se o Rust fornece um sistema de ferramentas melhor. ”
Quando questionado sobre os planos futuros e desenvolvimentos decorrentes desta relação entre Serum-FTX-Solana, o cofundador respondeu:
“Eu acho que a forma como trabalhamos com FTX ou como qualquer um que eu acho que trabalha com FTX, é que se você tem uma ideia realmente boa e você só quer realizá-la se você falar com eles e todos estiverem alinhados, simplesmente acontece. É como a mágica de trabalhar com eles. ”
Em relação ao futuro da cripto, Yakovenko diz que está muito animado com os NFTs, mas os vê como precursores das redes sociais.
“Essas narrativas vão levar alguns anos para se desenrolar. Obviamente, há um mercado centralizado que atinge: é o Ad Exchange. Em que blockchains são bons e o que está comprovado no funcionamento de mercados descentralizados? Essas são coisas para as pessoas coordenarem. Parece que os NFTs são a primeira incursão nas redes sociais que não geram receita com anúncios.
É puramente para a comunidade - são os criadores de conteúdo. São apenas pessoas se divertindo, mas ainda capazes de gerar receita e ganhar a vida. Eles chegarão a cem milhões de pessoas? Direito. Bem, haverá um site NFT que pode realmente conter cem milhões de pessoas? Eu não sei. Mas estou animado para descobrir. ”
Quando questionado sobre a tendência quente mais recente em criptografia NFTs e o modelo play-to-gain , o Solana Founder respondeu que alguns são enviados muito rápido, o que é - de acordo com ele - a coisa mais importante na criptografia hoje em dia.
“Os jogos levam muito tempo para serem lançados. Então, visto que eles enviaram isso, eles foram enviados o mais rápido que podiam, o que provavelmente é a coisa mais importante na criptografia agora é enviar o mais rápido possível. ”
De minha experiência pessoal, vendo e conhecendo grandes desenvolvedores que atualmente constroem o próximo estágio do Play-to-Earn, eu compartilhei com Anatoly que está começando a sentir que as coisas estão se movendo rapidamente em termos de qualidade de jogo.
Ele concordou. “ Aurory, Star Atlas, e estou perdendo um monte de jogos também. Estou muito animado com isso. Acho que jogar para ganhar é algo realmente complicado de se conseguir.
Também cruza essa ideia da economia criadora como pessoas que estão construindo de forma eficaz, você está trapaceando o jogo como uma ferramenta de criação. Como uma pequena rede social própria, mas com ativos que não são fungíveis em todo o ecossistema, mas mesmo dentro daquele jogo, como você olha para algo como World of Warcraft, todas essas coisas sempre tiveram mercados secundários para todos os itens. É difícil de conseguir.
Estou animado para ver as pessoas experimentando. Há definitivamente essa ideia de que, em algum momento no futuro, talvez todos nós fôssemos NPCs (personagens não jogáveis) na busca de outra pessoa. ”
A importância de um modelo estruturado para tomar decisões e implementar mudanças em um blockchain não pode ser ignorada. Parece que um modelo de boa governança é essencial para que um blockchain baseado em dApps permaneça relevante nos próximos anos.
Quando solicitado a elaborar sobre a estrutura de governança atual e planejada de Solana, Yakovenko disse:
“A governança é quase como os processos de engenharia de versão da velha escola para software. Se você realmente olhar bem para isso, verá que o que temos é um painel de governança. Essa foi uma implementação de referência que a equipe do Mango levou adiante e basicamente funciona como 'vamos propor um novo lançamento, todo mundo que quiser revisá-lo, revê-lo e então enviaremos para fazer o upgrade'.
Esse é um processo real de software para atualizações. Isso me lembra apenas o desenvolvimento de software de código aberto. O que espero ver é que as ferramentas para analisar as mudanças sejam capazes de olhar as diferenças e ter algumas afirmações sobre auditorias e qualidade de código e coisas assim. Mas isso fica melhor com o tempo. ”
Onde a Solana estará daqui a cinco anos?
Yakovenko: “Como engenheiro, se isso não acontecer em duas semanas, há 50% de chance de nunca acontecer. Portanto, não temos roteiros por esse motivo. Chamamos isso de desenvolvimento impulsionado pelo fogo. Em cinco anos, acho que as melhorias de hardware devem torná-lo pelo menos 4 vezes mais rápido. Espero quebrar a barreira de mais de um milhão de TPS possível, mas veremos. Portanto, há muito tempo, mas também muito trabalho ”
E por último, falando da capitalização de mercado de Solana em 5 anos, Yakovenko não liga. "Eu não me importo. É como se eu quisesse construir algo que as pessoas queiram usar. Isso é o mais importante. ”