Audius, plataforma de streaming em blockchain com mais de seis milhões de usuários mensais, possui vários artistas, como Katy Perry, The Chainsmokers, Jason Derulo, além de líderes da indústria, como o ex-CEO da Sony Music, Martin Bandier e o CEO da organização de direitos de performance SESAC, John Josephson.
A Audius foi lançada oficialmente no ano passado, em 2020, junto com o hype das criptomoedas, e pretende aproximar artistas e consumidores, simplificando o pagamento de direitos autorais. Portanto, ela é uma plataforma descentralizada de streaming de músicas, sendo uma cripto voltada para produtores musicais, pessoas que trabalham no desenvolvimento de músicas e conteúdos relacionados a esse universo.
Foi fundada em 2018, a Audius é uma empresa com sede na cidade americana de São Francisco. Até o momento, a companhia já arrecadou aproximadamente US$ 8,6 milhões, com investimentos da Coinbase Ventures, Pantera Capital, Multicoin Capital, entre outras.
E esse projeto é a primeira plataforma de músicas totalmente descentralizada e de código aberto, sendo controlada pela sua comunidade de usuários. Dessa forma, ela consegue proporcionar muito mais liberdade para artistas e seus fãs, por não ser regida por uma grande corporação ou gravadora.
Além de uma maior proteção contra censuras, a Audius oferece para os artistas um controle maior de como seus conteúdos são compartilhados e distribuídos na plataforma.
Atualmente, é possível adquirir esse token em grandes exchanges como a Binance e FTX. E um dos motivos para a alta recente foi o anúncio de parceria da Audius com o Tik Tok.
A companhia de streaming em blockchain tem seu próprio token, o AUDIO. Agora, os artistas da plataforma descentralizada estarão expostos aos mais de 700 milhões de usuários ativos da rede social.
A parceria permite que artistas da Audius consigam transferir de forma muito mais fácil e rápida suas músicas para o Tik Tok, que poderão ser usados pelos usuários da rede social em seus vídeos.
Na plataforma, os artistas que publicam seus conteúdos dentro da plataforma conseguem receber seus royalties nas suas próprias criptomoedas e esse token possui um fornecimento máximo de 1 bilhão de tokens, dos quais 400 milhões já estão em circulação.
Portanto, a Audius vem para revolucionar o mercado musical, pois vem justamente para permitir que os produtores de conteúdo consigam ganhar mais dinheiro distribuindo seu próprio conteúdo e ganhando seus royalties sozinhos.