XP lançará plataforma de negociação de Bitcoin e Ethereum em julho

Por 17/06/2022
17/06/2022


A negociação das duas principais criptomoedas do mercado – Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) – será disponibilizada para os clientes da XP, a partir do mês de julho, informou reportagem do Valor Econômico. A compra e venda de criptomoedas será realizada através da Xtage, uma plataforma à parte integrada ao ecossistema de investimentos da empresa.

A inclusão das criptomoedas na maior plataforma de investimentos do mercado financeiro brasileiro vem em resposta a uma demanda crescente dos clientes, disse Lucas Rabechini Amaral, diretor de produtos financeiros da XP.

A decisão foi tomada depois que uma pesquisa interna revelou que metade dos clientes da empresa possuía algum tipo de exposição a criptoativos, fosse através de fundos de investimento, ETFs, Certificados de Operações Estruturadas (COEs) ou mesmo diretamente.

"Desse total de 50% que já tinham investimentos em criptomoedas, 88% queriam fazer isso por meio da XP, por ser um ambiente que já conhecem e confiam", disse o executivo.

O Bitcoin e o Ether poderão ser negociados na Xtage 24 horas por dia, sete dias por semana, assim como em uma exchange de criptomedas.

Embora a Xtage vá estar integrada à plataforma da XP, os clientes da empresa precisarão abrir uma conta específica para negociar criptoativos por uma questão de adequação à regulação. Não será possível realizar operações de compra e venda através de contas de investimento. Os depósitos em reais para aquisição dos ativos digitais deverão ser feitos diretamente na Xtage.

Como vantagem competitiva para atrair os próprios clientes ao mercado através de sua plataforma, a XP já dispõe da identificação dos clientes de acordo com os padrões de KYC (know your customer). "Isso vai facilitar muito a experiência dos clientes", afirmou Amaral.

Para converter o preço das criptomoedas em reais e garantir a liquidez das operações, a XP afirma ter contratado market makers autorizados a realizar negociações com base nas cotações oferecidas pelas principais exchanges que atuam hoje no Brasil. Amaral garantiu que não haverá desvantagem para os clientes da XP tanto no que diz respeito ao preço dos ativos quanto à liquidez de mercado.

Inicialmente, apenas Bitcoin e Ether serão oferecidos, mas até o fim deste ano é provável que ao menos outros oito criptoativos sejam disponibilizados na Xtage. O mercado de NFTs também está no radar da XP, afirmou Amaral.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS