O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, colocou seu pensamento novamente na tentativa de melhorar a estrutura de taxas atual para a rede.
A proposta intitulada “Multidimensional EIP-1559” foi apresentada em um post de blog em que Buterin observou que diferentes recursos na Máquina Virtual Ethereum (EVM) têm demandas diferentes em termos de uso de gás.
Ele acrescentou que há limites diferentes para capacidade de “explosão” de curto prazo em oposição à capacidade “sustentada” dentro do EVM, citando exemplos de armazenamento de dados em bloco, armazenamento de dados testemunha e mudanças no tamanho do estado do bloco.
“O esquema que temos hoje, em que todos os recursos são combinados em um único recurso multidimensional ('gás'), não consegue lidar com essas diferenças.”
O problema é que canalizar todos os diferentes recursos em um único leva a “custos de gás muito abaixo do ideal” quando esses limites estão desalinhados, acrescentou.
Buterin descreveu suas propostas de mudança bastante complicadas com muita matemática técnica, mas, em poucas palavras, a proposta ofereceu duas soluções potenciais usando preços "multidimensionais".
A primeira opção calcularia o custo do gás para recursos como dados de chamadas e armazenamento, dividindo a taxa básica para cada unidade de recurso pela taxa básica total. A taxa básica é uma taxa de rede fixa por bloco incluída no algoritmo Ethereum Improvement Proposal (EIP) 1559.
A segunda opção mais complexa define uma taxa básica para o uso de recursos, mas inclui limites de explosão para cada recurso. Também haveria “taxas de prioridade”, que são definidas como uma porcentagem e calculadas multiplicando-se a porcentagem pela taxa básica.
Ele afirmou que a desvantagem da estrutura de taxas multidimensional é que “os construtores de blocos não seriam capazes de simplesmente aceitar transações em ordens de taxas por gás de alta para baixa”. Eles teriam que equilibrar as dimensões e resolver problemas matemáticos adicionais.
Resta saber se a proposta será aprovada, já que a prioridade no momento é a próxima grande atualização. A rede Ethereum está atualmente se preparando para “a fusão”, que irá encaixar o blockchain Ethereum com o Beacon Chain e efetivamente encerrar seu uso do algoritmo de consenso de prova de trabalho. Os testes já estão em andamento na testnet Kintsugi e a implantação completa é esperada para o primeiro trimestre deste ano.
O EIP-1559 foi implantado em agosto como parte da atualização London para queimar uma parte das taxas de transação a fim de tornar o preço do gás mais previsível. Desde que entrou no ar, 1,36 milhão de Ether (ETH) no valor de aproximadamente US $ 4,7 bilhões a preços atuais foram destruídos, de acordo com a queima do Ultrasound.money.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.