Vitalik Buterin compartilha uma visão positiva sobre o estabelecimento de cidades criptográficas

Por 03/11/2021
03/11/2021


Em uma postagem de blog publicada, o co-fundador da Ethereum (ETH) Vitalik Buterin expressou seu apoio à utilização do fenômeno da criptomoeda para servir aos interesses dos governos locais e de seus cidadãos.

Especificamente, Buterin discutiu a formação de tokens de cidade e organizações autônomas descentralizadas, conhecidas como DAOs. DAOs são organizações autônomas nas quais os próprios usuários elaboram e aplicam regras, como votar em emendas de protocolo com base na quantidade de tokens criptos subjacentes que possuem.

A ideia ainda está na infância. No entanto, Buterin afirmou que os tokens de cidade devem satisfazer pelo menos três dos cinco objetivos a seguir:

  1. Atuar como uma fonte sustentável de receita para o governo
  2. Facilita a cooperação econômica entre os residentes e a cidade
  3. Promova a economia e a construção de riqueza para todas as partes interessadas
  4. Incentive iniciativas sociais em toda a cidade
  5. Reduza a desigualdade de riqueza

Com relação ao último ponto, Buterin propôs que a grande maioria dos tokens municipais recém-emitidos fosse para os residentes como uma forma de renda básica universal. O co-fundador da Ethereum criticou os atuais mecanismos econômicos como favorecendo "pessoas ricas em vez de pobres".

O projeto de cripto de cidade mais proeminente descrito na postagem do blog é CityCoins, que é construído no blockchain Stacks (STX). Stacks é uma solução de camada um que permite contratos inteligentes na rede Bitcoin (BTC). O protocolo aloca 30% da receita de mineração BTC encaminhada aos detentores de STX em uma carteira reservada para cada cidade.

Os usos teóricos incluem descontos e benefícios fornecidos por empresas locais aos titulares de CityCoin. O grupo já lançou um desses tipos de token de cidade, o MiamiCoin. O prefeito de Miami, Francis Sanchez, endossou publicamente, dizendo que poderia "revolucionar a forma como os governos são financiados".

Deixando os efeitos socioeconômicos de lado, Buterin também elogiou o potencial dos tokens da cidade para melhorar a governança existente:

"A democracia digital do século 21 por meio de votação quadrática online em tempo real e financiamento poderia fazer um trabalho muito melhor do que a democracia do século 20, que na prática parece ter sido amplamente caracterizada por códigos de construção rígidos e obstrução no planejamento e permissão de audiências. E é claro, se você vai usar blockchains para garantir a votação, começar com novos tipos de votos sofisticados parece muito mais seguro e politicamente viável do que reajustar os sistemas de votação existentes. "

Fonte: Cointelegraph
 
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

COMENTÁRIOS