A Uniswap é nova moeda queridinha dos investidores institucionais e foi criada em novembro de 2018. Ela é um projeto fundamental do universo das Finanças Descentralizadas e ficou muito conhecida por ser a primeira exchange descentralizada (DEX) a funcionar de forma eficiente, permitindo o lançamento de inúmeros outros tokens de projetos DeFi.
Esse protocolo funciona com um AMM (automated market maker), ou seja, foi uma forma encontrada por essas exchanges de fazer os trades sem parear os investidores compradores com os vendedores, de forma que tudo acontece automaticamente. Neste caso, os investidores são os próprios fornecedores de liquidez para que as transações ocorram através dos pools de liquidez.
E essa exchange descentralizada foi criada por Hayden Adams e ele começou a apresentar a Uniswap, e a ideia foi atraindo novas pessoas interessadas a contribuir com o projeto, que foi se formando.
A principal função dos tokens Uniswap (UNI) é o seu papel de governança. Todos os detentores de tokens UNI têm direito a voto em qualquer uma das propostas de melhoria para o protocolo que surjam da comunidade. A partir de uma determinada quantidade de tokens possuídos, o investidor também ganha o direito de ele mesmo propor alterações no protocolo, que são então submetidas ao voto da comunidade.
Essa é uma forma de autogovernança para o protocolo, descentralizando o poder de decisão sobre o futuro do projeto. Assim, qualquer tipo de alteração, seja na forma de funcionamento ou na oferta de novos produtos, deve ser aprovada pela maioria da comunidade.
Já o protocolo Uniswap em si é um dos mais utilizados dentre os projetos de Finanças Descentralizadas, e sua principal utilidade é permitir trocas rápidas e práticas entre praticamente tokens ERC-20, permitindo o investimento nos mais diversos ativos de maneira descentralizada.
Portanto, o UNI é um token ERC-20, o que significa que requer a Ethereum para funcionar.
O ERC-20 só define um conjunto de regras para tokens, bem como considerações de segurança relacionadas principalmente à força da rede Ethereum.
E separadamente, os contratos inteligentes podem gerar problemas de segurança que podem levar os comerciantes de DeFi a perder fundos; na realidade, os hackers já conseguiram roubar milhões de dólares na curta vida do DeFi em setembro de 2021.
No vídeo a seguir, falamos sobre a Uniswap e explicamos de forma bem simplificada as principais funções dessa cripto.
E se você ficar com alguma dúvida sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários que nós te ajudaremos!!