A Visa divulgou novos dados sobre transações online tokenizadas, revelando um notável crescimento nessa tecnologia.

Os números demonstram um aumento de 200% nas transações entre junho de 2022 e junho de 2023, sendo ainda mais expressivos ao considerar o primeiro semestre de 2023 (janeiro a junho), com um crescimento de quase quatro vezes em relação ao mesmo período do ano anterior.

Somente em junho de 2023, aproximadamente 35% do total das transações online da Visa no Brasil foram tokenizadas.

Esses números refletem a crescente popularidade das transações digitais sem a necessidade de um cartão físico. Nas transações tokenizadas, as informações da credencial do usuário são substituídas por um token único, utilizável apenas uma vez no ambiente específico da transação.

Isso proporciona uma camada de proteção significativa, tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento comercial, caso ocorra alguma interceptação de dados por parte de fraudadores.

 

Tokenização na Visa

Os dados da Visa também ressaltam que essa tecnologia tem sido uma grande aliada do comércio brasileiro, aumentando a taxa de aprovação das transações e reduzindo as tentativas de fraude. Em junho de 2023, as transações tokenizadas da Visa tiveram uma taxa de aprovação 19 pontos percentuais superior às transações online sem essa tecnologia.

No que diz respeito à segurança, os números são ainda mais promissores, com uma redução de quatro vezes no índice de fraude em transações tokenizadas em comparação com pagamentos que não contam com essa inovação, ao comparar o segundo trimestre de 2022 e 2023.

“Ficou evidente uma tendência importante à medida que avançamos para uma economia não apenas digital, mas também tokenizada”, afirmou Fernando Amaral, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.

Ainda segundo Amaral, a economia tokenizada é um dos pilares fundamentais da Visa na construção de um ambiente de transações mais seguro e acessível.

“É importante destacar que, por meio da tokenização, proporcionamos uma experiência digital aprimorada para os consumidores brasileiros, tornando a usabilidade mais rápida, conveniente e segura”, concluiu Amaral.

Fonte: criptofacil