Stablecoins são uma classe diferenciada dentre os tipos de moeda digital a qual tem como objetivo primário oferecer menor volatilidade de preços por ser atrelada a um, ou mais ativos de reserva.
Elas são moedas digitais cujo preço é baseado em algum ativo, no caso o ativo pode ser o dólar, o euro, o ouro, a prata ou até mesmo uma commodity. E o que vai garantir a paridade da stablecoin é a compra do ativo pelo administrador responsável por emitir a criptomoeda.
Existem diversos motivos para utilizar as stablecoins e comentamos sobre alguns deles a seguir.
Como já mencionamos, as stablecoins são uma classe de criptoativos, assim como as criptomoedas ou os tokens DeFi.
No entanto, o que todos esses criptoativos têm em comum é o seguinte: eles foram criados para que os seus usuários não dependam das instituições financeiras tradicionais.
Tanto os bancos quanto os bancos centrais são os responsáveis por dirigir o sistema financeiro global. Entretanto, apesar do seu poder e da sua capacidade econômica, eles não são capazes de tornar o sistema financeiro rápido, eficiente ou até mesmo barato.
Assim, ao utilizar as stablecoins, você se liberta de toda a burocracia e os custos dos bancos tradicionais, em favor de ativos que podem ser transmitidos para qualquer lugar do mundo em poucos segundos.
Na maioria das exchanges de criptomoedas, não é possível comprar altcoins diretamente com o real.
Isso ocorre porque o Real é uma moeda que gera pouco interesse no restante do mundo. Logo, para comprar ADA, LTC, LINK ou outros ativos, pode ser necessário comprar uma stablecoin antes.
Contudo, após a compra da stablecoin, o investidor tem acesso aos ativos que não estão disponíveis, de primeira, para os brasileiros que só possuem reais na conta.
A principal vantagem da stablecoin é a sua estabilidade garantida. Além disso, elas podem ser enviadas para qualquer país de maneira rápida e bem simples.
Afinal, as transações são totalmente imutáveis e diretas, e por isso não podem ser bloqueadas ou censuradas, até porque elas são executadas na blockchain.
Outra grande vantagem é que elas são facilmente transacionadas por meio das exchanges, facilitando o acesso de qualquer pessoa.
Atualmente, as stablecoins são consideradas uma iniciativa realmente experimental no mundo das criptomoedas. A estabilidade é de fato uma grande vantagem desse tipo de moeda digital, mas como qualquer nova tecnologia, sempre existem pontos positivos e negativos, e é preciso avaliá-los como qualquer outro investimento.
Por: Sophia Müller
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.