A chegada de investidores institucionais e a ascensão das finanças descentralizadas (DeFi) tem sido um benefício incrível para todo o setor de criptomoedas, mas também destacou uma série de limitações persistentes que muitas redes blockchain encontram quando enfrentam surtos de atividade e a necessidade de escalar.
Altas taxas e tempos de transação mais lentos na rede Ethereum (ETH)deixaram a porta aberta para novas soluções de camada 1 surgirem, e a Solana (SOL) é um desses projetos que vem ganhando força ultimamente.
Dados do Cointelegraph Markets and TradingView mostram que o preço do SOL aumentou 195% no último mês, passando de uma baixa de US $ 12,19 em 26 de março para uma nova alta de todos os tempos de US $ 36,10 em 19 de abril em um volume recorde de US $ 1,4 bilhão em volume de negociação.
Semelhante à forma como o Ethereum ganhou destaque em 2017, o forte desempenho de Solana no mês passado foi desencadeado pelo lançamento de vários projetos na blockchain SOL com tudo, desde protocolos de DeFi legítimos até airdrops de bomba e despejo que trouxeram especuladores para a bolsa de Solana.
Um dos maiores atrativos para a rede Solana é sua reivindicação de poder processar 65.500 transações por segundo (TPS), o que é significativamente mais rápido que a média atual do Ethereum de 18,3.
A capacidade da rede de lidar com uma carga maior também fez da plataforma um destino transversal para projetos como Civic (CVC) e as populares stablecoins USD Coin(USDC)e Tether(USDT).
Plataformas DeFi como Raydium e Serum foram lançadas na Solana e há uma lista crescente de projetos em processo de transição para a rede.
As perspectivas para a rede receberam outro impulso no início de abril, quando a carteira Sollet, com sede em Solana, lançou sua extensão do Chrome que oferece a funcionalidade do ecossistema Solana que espelha a maneira como a MetaMask funciona para o Ethereum.
O protocolo Solana utiliza um consenso de prova de história (PoH) combinado com o consenso de prova de participação subjacente (PoS) da blockchain, o que torna mais fácil para os detentores de tokens obter um rendimento em seus tokens SOL enquanto também participam da rede.
O número de carteiras de criptomoedas que suportam sol também é um sinal de que o projeto está ganhando mais atenção. Até o momento, Exodus, Ledger e Blockfolio são algumas das carteiras mais proeminentes que oferecem suporte para o token.
Uma recente integração com a carteira Phantom também trouxe energia fresca ao projeto, pois permitirá a criação de um robusto ecossistema NFT em Solana. Isso traz um dos setores mais quentes do mercado cripto para a rede.
Fonte: CoinTelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.