Os casos de uso do mundo real são um dos principais motivadores de adoção para cada ecossistema de cripto, o que também é válido para a rede Bitcoin (BTC). Nos próximos sete dias, o protocolo Bitcoin passará por um soft fork em nome da atualização Taproot, que visa melhorar a privacidade, eficiência e capacidade de contratos inteligentes da rede.
Taproot é a primeira grande atualização do Bitcoin desde agosto de 2017, que viu a introdução do Segregated Witness (SegWit) e resultou no lançamento da Lightning Network. Enquanto o fork anterior buscava principalmente corrigir a maleabilidade da transação e melhorar a escalabilidade da rede do Bitcoin, a atualização do Taproot visa renovar a eficiência da transação, privacidade e apoiar iniciativas de contratos inteligentes.
A atualização do Taproot foi definida para implantação após alcançar um consenso de 90% entre os mineradores de Bitcoin (nós de mineração). No mesmo dia de junho de 2021, o desenvolvedor de Bitcoin Hampus Sjöberg tweetou o anúncio:
O soft fork Taproot verá a introdução da Merkelized Abstract Syntax Tree (MAST), que introduz uma condição que permite que o remetente e o destinatário assinem uma transação de liquidação juntos.
Além disso, o Taproot também implementará Schnorr Signature, um algoritmo que permitirá aos usuários agregar várias assinaturas em uma para uma única transação, reduzindo a diferença visível inerente entre transações regulares e multisig.
O esquema de assinatura de Schnorr também pode ser usado para modificar as chaves privadas e públicas do usuário, de forma que possam ser verificáveis para confirmar a legitimidade de cada transação. De acordo com a proposta Taproot original de janeiro de 2018 apresentada por Gregory Maxwell:
“Acredito que esta construção permitirá o maior anonimato possível para contratos inteligentes de partes fixas, fazendo com que pareçam os pagamentos mais simples possíveis. Ele consegue isso sem qualquer sobrecarga no caso comum, invocando qualquer técnica incompleta ou impraticável, exigindo rodadas extras de interação entre os participantes do contrato e sem exigir o armazenamento durável de outros dados. ”
No momento em que este artigo foi escrito, Taproot.Watch, um site construído por Sjöberg, mostra que a atualização do Taproot será ativada em 14 de novembro, após cunhar 1020 blocos com sucesso.
No mês passado, o valor de liquidação diária da rede Bitcoin atingiu um recorde histórico depois de liquidar US $ 31 bilhões em transações em rede.
Em comparação com o início de 2020, o volume de liquidação diária da rede aumentou 40 vezes, apoiado pela adoção do Bitcoin em El Salvador e outras jurisdições.
“[A rede Bitcoin] atualmente está fazendo ~ $ 190k por segundo. Compare isso com US $ 130 mil por segundo da Visa para clientes nos Estados Unidos e US $ 55 mil por segundo para Mastercard ”, de acordo com o analista da rede Willy Woo.