Chamado de RoninMobile, o smartphone vem nos modelos Pixel 6a e Pixel 6 da Google. Mas não se engane, da Google ele só tem o hardware, o software embarcado tira tudo que é relacionado ao maior buscador do mundo, criando um smartphone Android sem Google. Como resultado, o telefone fica sem qualquer rastreador ou análise de dados por terceiros.
Isso é feito pelo uso de dois sistemas operacionais focados em privacidade: o GrapheneOS e o CalyxOs, que podem ser selecionados na hora da compra.
O telefone conta também com o chip Titan M2 que protege de ataques mais complexos de força bruta contra à senha do usuário.
A novidade vem com diversos softwares embarcados que ajudam na segurança e privacidade, como Tor e VPN, carteiras para gestão de bitcoin, gestor de 2FA, gestor de senhas e app de mensagens instantâneas. Todos os aplicativos são de código aberto.
Inclusive as lojas de aplicativos, que podem ser a F-Droid ou a Aurora, contam com uma enorme variedade de apps. No caso do GrapheneOs, ainda é possível rodar a loja de aplicativos do Google dentro de uma “caixa de areia” (sandbox), ou seja, os aplicativos e o próprio Google não poderão coletar dados do resto do celular.
Preço da RoninMobile
Apesar de todas essas vantagens, o RoninMobile na versão mais básica custa US$400 ou R$2095,20 sem impostos.
O preço não é dos mais baratos, mas há uma enorme comodidade de ter um celular focado em privacidade e com tudo embarcado. Apesar disso, qualquer pessoa pode simplesmente comprar um Pixel 6 ou 6A e adicionar um sistema operacional como o GrapheneOS, mas isso não é algo tão conveniente.
O RoninMobile é apenas entregue oficialmente nos Estados Unidos, sem opção de envio internacional.
Esse smartphone é mais uma conveniência para quem não gosta de ter sua vida e seus bitcoins espionados por gigantes da tecnologia.
Fonte: cointimes