A nova versão do Bitcoin Core, lançada para edição pública em 15 de fevereiro, inclui o suporte completo Segregated Witness (SegWit) pela primeira vez, entre uma série de outras atualizações.
A descrição do Bitcoin Core 0.16.0 no Github promete "novos recursos, várias correções de bugs e melhorias de desempenho", dos quais o suporte da SegWit é a estrela principal.
A demanda pela tecnologia SegWit, que para o usuário final significará tempos de espera de processamento de transações reduzidos, explodiu desde o seu lançamento em agosto de 2017.
Os principais fornecedores de carteiras de Bitcoin e os processadores de pagamento, por outro lado, foram lentos para implementá-lo, levando a raiva de consumidores que consideravam que estavam pagando - e esperando - demais, quando em nível tecnológico isto era desnecessário.
Como uma opção popular para ajudar a escalar a rede Bitcoin, o SegWit está sendo acompanhado pelo crescente interesse das chamadas soluções "Layer 2", principalmente a Lightning Network.
Na semana passada, a Microsoft afirmou que o aumento do tamanho dos blocos como métodos de escala alternativos ?on-chain?, acaba "degradando a descentralização" e que eles estariam colaborando para resolver isso através dos protocolos descentralizados ?Layer 2?.
"O Bitcoin Core 0.16.0 apresenta suporte total para segwit na carteira e interfaces de usuário", confirma a descrição do BitCoin Core Github.
Outras características novas giram em torno da flexibilidade técnica, enquanto os ajustes menores incluem recursos como a referência a "bits" em vez de "?BTC", refletindo um objetivo crescente para atrair usuários menos técnicos.
Quando solicitado a nomear a característica mais notável da versão Bitcoin Core 0.16.0 e como isso afetará os usuários, Jimmy Song, desenvolvedor central do Bitcoin e parceiro de risco no Blockchain Capital, disse:
O suporte nativo segwit (bech32) vai obter muito mais adoção como resultado dessa atualização. Isso reduzirá o bloqueio do bloco e incentivará mais carteiras no ecossistema a adotar o bech32
.
Fonte: cointelegraph