O sistema que sustenta a emissão e circulação da moeda digital do banco central da Rússia ( CBDC ) pode muito bem funcionar com as moedas digitais de outras nações, indicaram representantes do regulador de política monetária da Rússia nesta semana.
Falando com legisladores russos, os funcionários do banco central observaram que o assunto ainda precisa ser resolvido, mas enfatizaram que vários modelos de interação entre o rublo digital e outros CBDCs estão sendo desenvolvidos.
As alternativas incluem estabelecer integração bidirecional com cada uma das outras plataformas CBDCs ou lançar uma plataforma digital internacional que facilite a interação simultânea entre as moedas digitais de vários emissores.
O Banco Central da Federação Russa (CBR) continua se opondo à livre circulação de criptomoedas descentralizadas no país e não planeja criar uma exchange nacional de criptomoedas, disseram seus representantes, citados pelo canal de notícias cripto Bits.media.
No entanto, considerando a opção de legalizar acordos internacionais de criptomoedas sob regimes jurídicos experimentais, uma organização especial será criada para facilitar a compra e venda de criptomoedas entre os participantes de tais transações.
O CBR não pretende emitir uma stablecoin atrelada ao fiduciário nacional, conforme declarações feitas durante o encontro com integrantes do partido New People. Ao mesmo tempo, o regulador não se opõe ao uso desse tipo de ativo financeiro digital em pagamentos transfronteiriços ou à negociação de tais moedas por meio de bolsas russas.
Pressionada pelas sanções ocidentais sobre a guerra na Ucrânia, a Rússia também tem trabalhado para criar gateways de pagamento alternativos com nações parceiras, incluindo a Turquia, revelou recentemente a governadora do CBR, Elvira Nabiullina . O alto executivo deixou claro que o banco central russo também permitiria o uso experimental de criptomoedas em atividades econômicas estrangeiras.
Fonte: news.bitcoin