Rússia reconhece moedas digitais de outras nações

Por 12/08/2023
12/08/2023


As autoridades russas concederam às moedas digitais de outros estados um status semelhante ao do rublo digital, informou o canal de notícias cripto russo Bits.media aos leitores na quinta-feira, citando o portal online oficial do governo para informações legais.

O reconhecimento de outras moedas digitais do banco central ( CBDCs ), como o yuan digital da China, por exemplo, foi feito por meio de emendas à lei federal da Rússia “Sobre regulamentação e controle monetário”, que entrou em vigor em 1º de agosto, detalha o relatório. .

A atualização acrescenta à definição de moeda estrangeira o texto “emitido em formato digital pelo banco central nacional de um estado estrangeiro”. De acordo com a legislação revisada, os não residentes não serão restringidos na realização de transações com tais moedas digitais, apontou a publicação sem dar detalhes.

A lei do rublo digital da Rússia também entrou em vigor na terça-feira. A legislação, que cria a base legal para a introdução da moeda digital do Banco da Rússia, foi aprovada pelas duas casas do parlamento e assinada pelo presidente Vladimir Putin em julho. Espera-se que os bancos russos que participam do piloto da CBDC comecem a testar transações com usuários reais já neste mês.

Pressionada por sanções sobre a invasão da Ucrânia, a Rússia tem explorado maneiras de contornar as restrições financeiras e buscar moedas digitais, incluindo pagamentos criptográficos sob regimes jurídicos especiais, como uma opção para acordos internacionais.

No mês passado, a governadora do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, revelou que a autoridade monetária já está discutindo a possível integração da plataforma digital do rublo com os sistemas de pagamento de outras nações para facilitar as transações internacionais.

No entanto, o rublo digital ainda não conquistou um reconhecimento mais amplo do setor privado da Rússia. De acordo com uma pesquisa recente entre mais de 1.200 representantes de pequenas e médias empresas, quase dois terços das empresas russas não veem nenhuma vantagem do CBDC para seus negócios.


COMENTÁRIOS