Regulador proíbe emissão da criptomoeda da Binance (BUSD)

Por 14/02/2023
14/02/2023


O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York mandou a Paxos parar de emitir tokens Binance USD (BUSD), uma das maiores stablecoins indexadas ao dólar do mercado, segundo o Wall Street Jornal.

A Binance, em parceria com a Paxos, lançou o BUSD em 2019 e alegou que a criptomoeda foi aprovada pelo regulador financeiro de Nova York. No entanto, os reguladores intensificaram a pressão contra empresas de criptomoedas este ano, com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, sigla em inglês), planejando processar a Paxos por violar as leis de proteção ao investidor.

As stablecoins se tornaram um negócio lucrativo nos últimos anos, com investidores migrando para os substitutos do dólar para trocar facilmente suas criptomoedas sem precisar de contas em bancos.

O problema é que, empresas como a Paxos encontraram uma fonte estável de receita emitindo stablecoins e investindo os depósitos em dinheiro dos usuários em títulos do Tesouro dos EUA.

A ordem do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York contra a Paxos reflete o aumento da repressão do governo ao setor de criptomoedas. Enquanto as stablecoins continuam sendo uma fonte lucrativa de receita para as empresas, os reguladores estão intensificando o escrutínio para garantir a proteção dos investidores.

CEO da Binance fala sobre BUSD

Comentando sobre a situação na manhã desta segunda-feira (13), o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), disse que os fundos dos usuários estão seguros.

Em um tópico no Twitter ele afirmou que foi informado pela Paxos de que eles foram instruídos a interromper a emissão de novos BUSD pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS).

Seguindo, CZ explica que como resultado, o valor de mercado do BUSD diminuirá com o tempo, acrescentando que a Paxos continuará atendendo o produto e gerenciando os resgates.

“A Paxos nos garantiu que os fundos estão seguros e totalmente cobertos por reservas em seus bancos, com suas reservas já auditadas várias vezes por várias empresas de auditoria.” disse CZ.

CZ também disse que não tem nenhuma informação sobre o processo da SEC contra a Paxos, exceto de artigos de notícias públicas, mas citou outro tuíte que explica que agência reguladora americana classificou o BUSD como um “título não registrado” e está processando seu emissor, a Paxos.

O CEO acrescentou que “SE” o BUSD for regulamentado como um valor mobiliário pelos tribunais, isso terá “impactos profundos sobre como a indústria de criptomoedas se desenvolverá (ou não se desenvolverá) nas jurisdições onde for regulamentada como tal.”

Finalizando, CZ afirmou que a Binance continuará a oferecer suporte ao BUSD no futuro próximo, prevendo que os usuários migrem para outras stablecoins ao longo do tempo. Além disso, disse que a Binance fará ajustes, como deixar de usar o BUSD como o par principal de negociação.

“Dada a atual incerteza regulatória em determinados mercados, revisaremos outros projetos nessas jurisdições para garantir que nossos usuários estejam protegidos de qualquer dano indevido.”, finalizou CZ.

Binance USD (BUSD)

A BUSD é uma stablecoin criada pela Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, com 6,2 milhões de detentores atualmente.

Com a Paxos parando de emitir a BUSD, o valor de mercado da stablecoin deve cair de seu nível de segunda-feira de cerca de US$ 16 bilhões. A BUSD cresceu e se tornou a terceira maior stablecoin por capitalização de mercado.

Após a notícia, a BUSD começou enfrentar queda e chegou a perder lastro com o dólar americano, sendo negociada agora por cerca de US$0,99, refletindo o temor dos investidores de não conseguirem converter seus fundos.Enquanto isso, o Bitcoin busca suporte, com o ativo digital caindo 2% nas últimas 24 horas e quase 5% nos últimos 7 dias.

Fonte: livecoins

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS