Pessoas de todo o mundo procuram no Bitcoin uma opção de investimento. Porém, poucos entendem como o preço dessa moeda digital é impactado. Tanto pessoas que estão começando nesse tipo de ativo, quanto quem já está familiarizado, deve conhecer algumas características que até mesmo os investidores experientes descobriram recentemente.
No geral, o preço do Bitcoin tem oscilações similares às de outros ativos. Porém, por ser uma criptomoeda e não seguir o padrão de regulamentação que outras opções de investimento têm, o BTC pode servir como uma importante ferramenta de hedge para os investidores que buscam se proteger de fortes oscilações econômicas.
Oferta e demanda
Conforme comentamos, o preço do BTC tem oscilações similares a outros ativos do mercado. Uma oscilação que serve de exemplo é a oferta e demanda dessa criptomoeda. Em outras palavras, quanto mais pessoas quiserem comprá-la, maior será o seu custo no mercado e vice-versa.
Por isso, quando falamos do preço do Bitcoin, temos que ter em mente que a sua oferta é limitada. Você não pode sair comprando quantas Bitcoins quiser infinitamente. De acordo com informações, o valor máximo de BTC que poderá estar disponível no mercado é de 21 milhões. Atualmente, aproximadamente 19 milhões já foram mineradas.
Ou seja, apenas 2 milhões faltam ser mineradas, o que faz com que a sua oferta esteja próxima do fim e, com isso, se a demanda aumentar, o seu valor aumentará. Essa lógica é similar a outros ativos que fazem parte do mercado de investimentos.
Especulação
As especulações movem o mercado de investimentos não só em criptomoedas, mas também em outros ativos disponíveis para compra e venda. Uma notícia falsa, uma possível compra de ativo por parte de alguém que tem nome no mercado – como a aquisição de Bitcoins por Elon Musk, por exemplo – movimentam muito o preço do BTC.
As especulações podem ser para o bem – ou seja, para aumentar o preço dessa criptomoeda, se você tiver ela em sua carteira – ou então para o mal. Tudo depende do seu posicionamento no momento em que a especulação aparece no mercado. No geral, não é possível prever quando ela aparecerá.
Afinal, notícias falsas e informações inesperadas surgem sem planejamento prévio. Por isso, esteja ciente de que o risco da especulação está presente quando você negocia suas Bitcoins e outros ativos.
Regulamentações
Outra mudança que impacta completamente o preço do Bitcoin é a alteração em uma regulamentação de determinado país. Por exemplo, digamos que o Brasil esteja começando a cogitar a possibilidade de tornar o BTC uma moeda oficial. Ou seja, os brasileiros poderão utilizar esse ativo para comprar e vender produtos no dia a dia.
Imagine que, no momento em que você entra em uma lanchonete, comprar uma coxinha com suco utilizando criptomoedas e isso se torna algo popular. Muitos brasileiros fazem compras de roupas, acessórios, eletrônicos, tudo utilizando BTC. Em teoria, essa maior popularidade faria com que mais brasileiros quisessem comprar esse ativo, não é mesmo?
Com isso, nós voltamos a oferta e demanda – 1º ponto que comentamos. Afinal, a oferta de criptomoedas se manterá a mesma – dada a sua limitação. Por outro lado, haverá maior demanda de brasileiros que querem utilizar essa moeda digital para para por produtos ou serviços.
Cenário macroeconômico
O último ponto que impacta diretamente no preço do Bitcoin é o cenário macroeconômico. Oscilações na taxa de juros, crises globais, guerras entre países, tudo isso tem impacto direto no valor de mercado desse ativo.
Portanto, quando você notar que algo tem impactado a economia global, possivelmente terá impacto também no preço do Bitcoin no mercado de criptomoedas.
Fonte: criptofacil