O preço do Bitcoin caiu tão baixo, chegando a US $6.000 em 2018, devido a um "pânico" do administrador da Mt.Gox que vendeu US $400 milhões em Bitcoins, segundo relatórios desta semana.
De acordo com o relato de várias notícias desde 7 de março, Nobuaki Kobayashi vendeu mais de 35.000 BTC e 34.000 BCH (Bitcoin Cash) para pagar os credores da extinta casa de câmbio.
As vendas ocorreram através de uma exchange, com cada venda individual trazendo o mercado mais para baixo. O ex-CEO da Mt.Gox, Mark Karpeles, confirmou que as transferências ocorreram de dezembro a fevereiro.
Quando o BTC/USD atingiu US $5.900 em 6 de fevereiro, Kobayashi havia transferido 18 mil BTC (US $180 milhões) no dia anterior, informou o empresário Alistair Milne no twitter em 7 de março, citando “insolvência da mtgox”.
O próprio Kobayashi relatou as práticas de venda em uma reunião de credores no mesmo dia, acrescenta Matt Odell.
"Eles (os administradores) entraram em pânico e venderam na queda. O mercado absorveu bem", escreveu Matt por meio de comentários.
Lista completa de transferências fora de sua carteira. Mais da metade dos bitcoin que eles venderam (18k de btc) foi transferido para uma exchange em 5 de fevereiro. No dia anterior o bitcoin atingiu sua mínima de 3 meses, cerca de US $6000. Eles entraram em pânico e venderam na queda. O mercado absorveu bem.
Está sendo feita uma investigação do FBI sobre a Mt.Gox, e um suposto detetive que trabalha para a emissora do Reino Unido BBC aumentou as suspeitas de alegação de uma empresa "fantasma" de Londres que pode ter ajudado a lavar os Bitcoins roubados da casa de câmbio.
A Mt.Gox foi a maior casa de câmbio de Bitcoin do mundo até que hackers roubaram cerca de 850.000 BTC em fevereiro de 2014. Uma investigação criminal e tentativas de reembolso de usuários que perderam dinheiro ainda estão em andamento.
Fonte: cointelegraph