Um aplicativo descentralizado – ou dapp – é como um aplicativo digital encontrado em qualquer smartphone ou laptop, com o recurso adicional de empregar a tecnologia blockchain para manter os dados dos usuários fora das mãos das organizações por trás dele. Assim como a criptomoeda é dinheiro descentralizado, os dapps são aplicativos descentralizados.
A blockchain armazena cópias de sua pilha de dados em expansão em um grande número de computadores participantes, conhecidos como “nós”, tudo de uma vez. Esses computadores são de propriedade dos usuários, não dos criadores do dapp. Uma explicação completa de como a tecnologia blockchain funciona pode ser encontrada aqui .
Os Dapps são tão variados quanto os aplicativos convencionais: eles podem fornecer redes sociais, jogos, entretenimento, ferramentas de produtividade e assim por diante. Muitos são projetados como ferramentas para ajudar os consumidores a acessar serviços financeiros descentralizados, ou DeFi . Esta última função é tão difundida que o white paper da rede Ethereum categorizou os dapps em "financeiros", "semi-financeiros" e "outros".
Ethereum tem sido o host dominante para dapps até agora. Em sua fundação, um dos principais objetivos da rede era tornar os dapps mais fáceis de criar.
Os usuários do Dapp podem se sentir mais seguros sabendo que os criadores do aplicativo não podem controlar como ele é usado - pelo menos não da maneira convencional. Por exemplo, os criadores de um dapp de rede social são impotentes para remover uma postagem ou excluir um usuário. Eles também não podem vender os dados dos usuários para outras entidades porque os dapps são executados de forma autônoma assim que são lançados.
Como isso é possível? Tudo se resume ao uso de contratos inteligentes – programas de computador implantados e em uma blockchain projetada para executar as regras de um contrato sem envolvimento humano. Por exemplo, um contrato inteligente pode ser codificado para emitir um empréstimo assim que um usuário depositar uma quantidade suficiente de garantia nele. Dapps também são comumente de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode visualizar e usar o código subjacente.
Organizações autônomas descentralizadas, ou DAOs , podem ser vistas como uma espécie de dapp. Eles visam usar um arranjo intrincado de contratos inteligentes para alcançar as funções de uma organização tradicional sem a necessidade de executivos e hierarquias corporativas. Eles determinam a política inteiramente por meio de um sistema de votação ponderado, no qual os membros que bloqueiam mais tokens possuem maior poder de voto. A ideia por trás desse conceito é que aqueles que comprometeram mais fundos para um DAO estarão mais propensos a participar dele honestamente, para o bem da organização.
Fonte: coindesk
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.