O preço do Bitcoin pode explodir antes das eleições nos EUA

Por 21/08/2024
21/08/2024

O Bitcoin pode ter atingido um fundo local durante a queda do mercado global em 5 de agosto, quando seu preço caiu para uma mínima de seis meses de aproximadamente US$ 49.500.

O fundo potencial se alinha com os padrões históricos observados em anos eleitorais anteriores nos Estados Unidos, onde o Bitcoin tem consistentemente encontrado seu ponto mais baixo local no terceiro trimestre, normalmente por volta de julho ou agosto.

O Bitcoin pode atingir um novo recorde antes da eleição?

O analista técnico SuperBro destacou que as mínimas do Bitcoin no terceiro trimestre de 2012, 2016 e 2020 foram seguidas por um forte impulso ascendente, muitas vezes levando a altas de preços e novos recordes após as eleições presidenciais dos EUA.

Dado esse precedente histórico, há uma expectativa crescente de que o Bitcoin possa retomar sua tendência de alta à medida que se aproxima a eleição de novembro de 2024, que apresenta uma disputa de alto risco entre Donald Trump e Kamala Harris.

SuperBro reforçou sua perspectiva otimista para o Bitcoin ao fazer referência à teoria do “ ciclo transladado à esquerda ”. Essa teoria postula que os ciclos otimistas do Bitcoin estão começando mais cedo e potencialmente atingindo seus picos mais cedo do que nos ciclos anteriores.

A principal evidência que apoia essa teoria é que o pico mais recente do Bitcoin ocorreu um mês antes de seu quarto halving em abril de 2024. Isso é incomum em comparação com ciclos passados, onde o pico normalmente seguia o evento de halving.

Se o ciclo transladado à esquerda se mantiver, o Bitcoin pode começar sua ascensão antes que os participantes tradicionais do mercado esperem, provavelmente atingindo um novo recorde de alta antes da eleição. Isso pode pegar de surpresa a “curva média” — ou aqueles que são mais lentos para se adaptar às mudanças na dinâmica do mercado.

Como resultado, esses investidores podem ficar de fora se esperarem muito tempo, perdendo os estágios iniciais do rali.

Fundamentalmente, a postura positiva de Trump em relação ao Bitcoin e possíveis mudanças regulatórias sob diferentes administrações podem alimentar compras especulativas, levando a aumentos acelerados de preços.

De acordo com o serviço de apostas em criptomoedas Polymarket, as chances de vitória de Trump melhoraram.

Dados onchain do Bitcoin sinalizam menos realização de lucro

Detentores de longo prazo (LTHs) de Bitcoin têm consistentemente garantido cerca de US$ 138 milhões em lucro por dia durante a recente tendência estável, de acordo com o último relatório semanal da Glassnode.

Essa realização constante de lucros sugere que uma quantidade significativa de capital está entrando no mercado diariamente para absorver essa pressão de venda, mantendo o preço do Bitcoin relativamente estável, apesar do ambiente instável.

Enquanto isso, a relação lucro/prejuízo realizado permanece elevada, mas mostra sinais de um declínio significativo em relação ao seu pico, indicando que os LTHs estão começando a reduzir suas atividades de realização de lucros.

Historicamente, essa métrica atinge níveis altos durante os picos do mercado e cai antes que o mercado retome uma tendência de alta, como visto nos ciclos de 2013 e 2021.

A combinação de uma relação lucro/prejuízo realizado em declínio e padrões históricos de comportamento do LTH sugere que o Bitcoin pode se recuperar nos meses que antecedem a eleição.

A bandeira de alta do Bitcoin aponta para US$ 80.000

De uma perspectiva técnica, o Bitcoin pode passar por um rompimento de bandeira de alta antes das eleições presidenciais dos EUA.

O preço do BTC tem apresentado tendência dentro de um padrão de bandeira de alta desde março, confirmado por sua correção dentro de um canal paralelo descendente, que, por sua vez, seguiu uma forte tendência de alta.

Como regra, essa formação aumenta a probabilidade do Bitcoin continuar seu momentum de alta, dado que seu preço rompe decisivamente acima da linha de tendência superior da bandeira. Se isso acontecer, seu alvo de rompimento da bandeira de alta será medido adicionando a altura da tendência de alta anterior ao ponto de rompimento.

Fonte: Cointelegraph