Com o valor total bloqueado em finanças descentralizadas na Ethereum agora em US $ 89 bilhões, o mercado está esperando ansiosamente para ver se o lançamento do Uniswap v3 poderia ser o catalisador para a próxima grande corrida de DeFi.
Uniswap v3 promete novos recursos avançados e oportunidades para geração de rendimento com seu lançamento agendado para quarta-feira.
O Uniswap está enfatizando três novos recursos para provedores de liquidez - implantação de capital personalizável em toda a curva de preço de um mercado na forma de liquidez concentrada, taxas de formador de mercado em camadas que oferecem retornos aumentados para pares voláteis sujeitos a perdas impermanentes e acesso mais barato a oráculos para maior integridade de dados.
A redução esperada nas taxas de Ethereum devido à atualização EIP-1559 em julho também deve impulsionar a proposta de valor da v3, e a versão mais recente do Uniswap também será lançada no Optimism após a solução de rollups de camada dois entrar no ar.
Com seu novo recurso de liquidez concentrada prometendo produtos de rendimento únicos e personalizáveis para os usuários, um setor nascente de DeFi, especializado em tokenização de rendimentos futuros, parece prestes a florescer.
Projetos emergentes como o Alchemix recentemente desfrutaram de um crescimento meteórico com a promessa de tokenizar rendimentos futuros, enquanto empresas como a Alchemist Coin estão usando os contratos v2 Geyser da Ampleforth para permitir que os usuários criem tokens não fungíveis que representam reivindicações de taxas futuras de provedor de liquidez Uniswap.
Além disso, as novas bolsas descentralizadas estão inovando para facilitar o comércio de rendimentos futuros simbolizados, com Pendle levantando $ 3,5 milhões de grandes investidores no mês passado para construir um formador de mercado automatizado especializado em ativos que degradam com o tempo.
Comentando sobre a conclusão da oferta pública de LBP de Pendle no início deste mês, Adam Cochrane, sócio da Cinneamhain Ventures P, descreveu a futura bolsa como a criação de "uma categoria inteiramente nova de mercado no espaço DeFi".
O Uniswap v2 foi lançado na rede principal da Ethereum em 18 de março de 2020. Naquela época, a troca descentralizada tinha cerca de $ 13,7 milhões em valor total bloqueado, enquanto o TVL do setor DeFi mais amplo era de aproximadamente $ 550 milhões.
Apesar de atrair polêmica desde o início pela popularidade de sua política de listagem aberta entre golpistas e imitadores e suas taxas de comércio relativamente altas em comparação com algumas plataformas centralizadas, a TVL da Uniswap ultrapassou US $ 100 milhões em agosto, enquanto a TVL do setor subiu para US $ 7,5 bilhões em setembro.
Depois de enfrentar uma série de ataques de mineração de vampiros de trocas descentralizadas de agricultura de rendimento rival em uma tentativa de drenar a liquidez da plataforma, o Uniswap descartou seu token de governança nativo para os usuários do protocolo v2 em setembro e fechou o mês com um TVL de mais de US $ 2 bilhões.
Enquanto os mercados de DeFi esfriaram no quarto trimestre de 2020 e o Bitcoin atingiu novos máximos acima de US $ 20.000, o TVL do setor disparou desde o início de 2021, enquanto o valor bloqueado no Uniswap cresceu de US $ 2,15 bilhões para US $ 8,53 bilhões, de acordo com DefiLlama.
Fonte: Cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.