O preço do Bitcoin (BTC) voltou a cair e abriu abaixo de US$ 29.000 nesta terça-feira (1). No entanto, o número de endereços que possuem alguma fração de BTC voltou a subir, atingindo 48 milhões. De acordo com os dados da Glassnode, trata-se de um recorde histórico para esta métrica.
Endereços pequenos são um indicador de que novos usuários estão entrando na rede do Bitcoin. Ou seja, apesar dos maiores investidores seguirem vendendo, o número total de pequenos investidores aumenta. Essa tendência faz o BTC continuar com uma demanda ativa, o que pode minimizar os impactos de correções mais fortes.
Um fator por trás desse aumento gradual nos últimos meses pode ser o crescente interesse no protocolo Ordinals, com inscrições recentemente ultrapassando a marca de 20 milhões. A febre dos Ordinals impulsionou o aumento nas taxas do BTC no início do ano.
O provedor de dados e inteligência blockchain Glassnode revelou que os endereços Bitcoin com saldos diferentes de zero atingiram um ATH de 47.857.099 em 30 de julho. Desde 2021, o número de pequenos endereços na rede segue acima dos 40 milhões, mesmo durante as quedas no preço do Bitcoin.
De acordo com os números da Glassnode, essas carteiras se estabilizaram no final de 2022 e até chegaram a cair abaixo de 40 milhões, mas continuaram em alta no início de 2023. Curiosamente, os endereços cresceram mesmo após os colapsos da Terra em maio de 2022 e da FTX em novembro.
Os dois eventos afetaram severamente o sentimento dos investidores, que resultou uma queda superior a 70% no preço do Bitcoin. Mas a criptomoeda se recuperou em 2023 e acumula alta de mais de 70% no ano.
Além disso, a Glassnode divulgou que o número de endereços BTC contendo mais de 0,01 moedas (no valor de aproximadamente R$ 1.400 a preços atuais) aumentou para mais de 12,2 milhões. E assim como nos endereços acima de 0 BTC, este valor também é um recorde histórico.
Já as carteiras conhecidas como wholecoiners (carteiras contendo pelo menos um Bitcoin) também atingiram o pico. Esses endereços ultrapassaram um milhão, de acordo com os dados do LookIntoBitcoin, após uma forte alta no final de 2022 e um aumento constante ao longo do ano em curso.
Outra tendência de alta no mundo das criptomoedas é o número de inscrições no Ordinals, que atualmente também está nas máximas, com 20.753.049 de inscrições. Dados da Dune Analytics mostrou que julho foi um mês forte, quebrando os recordes de inscrições em 2023.
Muitos dentro da comunidade argumentaram que os Ordinais levaram a um interesse crescente na utilização da blockchain do Bitcoin. Quem mais se beneficiou foram os mineradores, que desfrutaram de taxas mais altas durante a temporada de alta na movimentação deste mercado.
Fonte: criptofacil
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.