Novo aplicativo de mensagens privadas afirma ser descentralizado e resistente à tecnologia quântica

Por 28/01/2022
28/01/2022


Um novo aplicativo de mensagens privadas chamado XX Messenger foi desenvolvido pelo renomado David Chaum e afirma ser resistente ao quantum.

Um mensageiro resistente a quantum seria capaz de proteger o conteúdo da mensagem de todos os esforços de descriptografia atualmente conhecidos. Isso protegeria o remetente e o destinatário, e seus dados de localização, de serem interceptados ou rastreados por intrusos indesejados.

O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e Android.

A resistência quântica refere-se à proteção criptográfica de dados até mesmo dos mais elaborados sistemas de quebra de código concebíveis. Computadores quânticos poderiam ser usados ​​para decifrar mensagens criptografadas em outros aplicativos de mensagens, mas a resistência quântica teoricamente remove essa possibilidade do XX Messenger.

David Chaum é conhecido por fazer a primeira proposta conhecida de um protocolo blockchain em 1982. Ele também desenvolveu o Ecash, um aplicativo de dinheiro eletrônico que protegeu as informações pessoais dos usuários criptograficamente. Foi amplamente visto como um precursor do Bitcoin.

Chaum disse que a segurança do XX Messenger depende de um “protocolo mixnet descentralizado” que “garante que mesmo os mais determinados não possam dizer com quem você está falando”.

A cripto do novo mensageiro é de código aberto e pode ser encontrada em sua página do GitHub.

O aplicativo de mensagens privadas também afirma possuir uma rede globalmente descentralizada de 350 nós. Chaum disse:

“O plano atual é aumentar rapidamente o número de nós para 550 – com novos aumentos planejados à medida que o protocolo e seu software amadurecem.”

Os operadores de nós ganham XX Coin como recompensa por executar nós na rede XX de prova de participação indicada.

Outros aplicativos de mensagens privadas incluem Signal e Telegram. Cada um desses aplicativos afirma abordar a privacidade do usuário com muito cuidado, utilizando criptografia de ponta a ponta ou criptografia cliente-servidor, respectivamente.

A criptografia de ponta a ponta é tão segura quanto a própria criptografia, o que significa que uma mensagem pode teoricamente ser comprometida e decodificada por um computador poderoso se não for excluída. A criptografia cliente-servidor utiliza servidores centralizados para criptografar e armazenar dados de mensagens.

Chaum reconheceu o impacto que o Signal teve no campo de mensageiros privados, mas apontou uma limitação dos recursos de privacidade do aplicativo.

“O próprio Signal, assim como muitos intermediários, pode ver com quem você fala, quando e quanto. E vários governos costumam usar essa informação.”

Com a nova oferta de mensagens, a equipe da XX Network se dedica a “proteger e fortalecer os direitos de privacidade inalienáveis ​​no início da web3”.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS