Nova secretária do Tesouro dos EUA planeja encorajar uso de criptomoedas

Por 26/01/2021
26/01/2021


A escolha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a secretária do Tesouro, Janet Yellen, pode trazer mais benefícios às criptomoedas do que indicou seu testemunho anterior.

Após uma audiência virtual do Comitê de Finanças do Senado dos EUA realizada na terça-feira, Yellen ganhou as manchetes por sua resposta à pergunta da senadora democrata Maggie Hassan sobre como ela responderia à “tecnologia financeira emergente” sendo usada para financiar organizações criminosas e terroristas. Yellen se referiu às criptomoedas como uma "preocupação crescente" nos EUA, disse que elas eram usadas "principalmente para financiamento ilícito" para os grupos mencionados, e que o governo dos EUA precisava examinar formas de "reduzir" o uso de criptomoedas como parte de seu esforços de combate à lavagem de dinheiro.

No entanto, sua declaração escrita publicada no site do Comitê de Finanças do Senado hoje sugere que as opiniões de Yellen sobre as criptomoedas podem não ser tão pessimistas quanto as observações sugeridas. Embora a declaração escrita de Yellen reitere a necessidade de restringir o uso das criptomoedas para "atividades malignas e ilegais", ela também disse que planejava encorajar o uso de ativos digitais para "atividades legítimas".

Yellen disse:

Acho importante considerarmos os benefícios das criptomoedas e outros ativos digitais e o potencial que eles têm para melhorar a eficiência do sistema financeiro.”

A futura secretária do Tesouro também disse que queria que os Estados Unidos fossem um “líder nas áreas de ativos digitais e tecnologia financeira”. Ela acrescentou que ajudaria a desenvolver uma estrutura regulatória para criptomoedas “e outras inovações fintech” trabalhando com o Federal Reserve.

Yellen serviu como presidente do Federal Reserve sob o presidente dos EUA, Barack Obama, e tem se mantido calada sobre suas opiniões sobre o mercado de criptomoedas desde que chamou o Bitcoin de "qualquer coisa menos útil" em outubro de 2018. Ela deixou sua posição como presidente do Fed no início de 2018 após o bull run de 2017 que levou o Bitcoin (BTC) a uma alta histórica.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS