Ministros das Finanças da Zona do Euro Prometem Apoio ao Projeto Euro Digital

Por 20/01/2023
20/01/2023


Os ministros das Finanças dos Estados-membros da UE que adotaram a moeda comum europeia, o Eurogrupo , reuniram-se esta segunda-feira em Bruxelas para assinalar a adesão da Croácia à zona euro e discutir assuntos da atualidade — desde a situação económica à coordenação da política fiscal na zona euro.

Um dos temas discutidos foi o avanço da iniciativa de emissão da versão digital do euro. Em uma declaração adotada pelo fórum, os funcionários do governo prometeram continuar seu envolvimento, com Paschal Donohoe, presidente do formato informal, citado como tendo dito:

O que pretendemos fazer é continuar com nosso engajamento político com o BCE e com a Comissão à medida que avançam em seus processos, porque o que o Eurogrupo reconheceu hoje é que muitas decisões que aguardam são inerentemente políticas.

“O Eurogrupo considera que a introdução de um euro digital, bem como as suas principais características e escolhas de desenho, requer decisões políticas que devem ser discutidas e tomadas a nível político”, elaborou a declaração conjunta, destacando a necessidade da respetiva legislação aprovada pela União Europeia . Parlamento e o Conselho da UE.

Ao reafirmar o compromisso de apoiar o projeto, que ainda está em fase de investigação iniciada em meados de 2021, os ministros também enfatizaram que qualquer decisão futura sobre a possível emissão “só viria após uma maior exploração em uma possível fase de realização”.

Após as discussões, os membros do grupo insistiram que um euro digital deveria complementar, e não substituir o dinheiro, entre outras recomendações. A moeda digital do banco central (CBDC) deve vir com um alto nível de privacidade, eles também disseram e explicaram:

Para ter sucesso, o euro digital deve garantir e manter a confiança dos usuários, para os quais a privacidade é uma dimensão fundamental e um direito fundamental.

O BCE afirma que a moeda digital da Europa garantirá a privacidade dos pagamentos

“Preservar a privacidade por padrão e por design” foi um dos objetivos declarados em um relatório “Digital Euro – Stocktake” publicado também esta semana pelo Banco Central Europeu (BCE). Apresentando suas opiniões sobre o assunto, o regulador disse que o euro digital “garantirá a privacidade de dados pessoais e pagamentos” e detalhou:

O BCE não terá informações sobre as posses das pessoas, seus históricos de transações ou padrões de pagamento. Os dados são acessíveis apenas a intermediários para conformidade regulatória.

A autoridade monetária da zona do euro enfatizou ainda que seu CBDC não será dinheiro programável, observando que os legisladores terão a palavra final sobre o equilíbrio entre privacidade e outros objetivos de política pública. O BCE também sugeriu que mais privacidade poderia ser permitida para transações off-line menos arriscadas.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS