A gigante dos cartões de crédito Mastercard fez um grande impacto no mercado de ativos digitais na terça-feira ao anunciar o lançamento de cartões de pagamento criptografados em toda a região da Ásia-Pacífico.
Em parceria com três provedores de serviços de criptomoeda, a saber Amber Group e Bitkub na Tailândia e CoinJar na Austrália, a Mastercard oferecerá cartões de pagamento financiados por criptografia que permitem aos usuários converter instantaneamente seus ativos digitais em moeda fiduciária tradicional.
“Em vez de transferir criptomoedas diretamente para um comerciante, os portadores de cartão agora poderão converter instantaneamente suas criptomoedas em moeda fiduciária tradicional, que pode ser gasta em qualquer lugar que o Mastercard seja aceito em todo o mundo, tanto online quanto offline”, disse a empresa.
Embora a Mastercard não tenha especificado quais criptomoedas seriam suportadas, a empresa destacou Bitcoin ( BTC ) e Ether ( ETH ) como dois ativos que já são aceitos por alguns comerciantes, mas ainda não alcançaram a adoção em larga escala. De acordo com a própria pesquisa da Mastercard na região da Ásia-Pacífico, 45% das pessoas entrevistadas dizem que estão pensando em usar criptomoeda no próximo ano.
Notícias sobre os cartões de crédito cripto se espalharam rapidamente pelo Twitter, com influenciadores divulgando o crescente apelo popular do Bitcoin e outras criptomoedas. Embora a criptografia esteja desfrutando de uma nova legitimidade como classe de ativos para investimento, conforme evidenciado pelo recente marco de US $ 3 trilhões do mercado , a adoção no setor de pagamentos tem sido muito mais lenta.
Enquanto isso, a Mastercard teve suas impressões digitais em todo o mercado de criptomoedas, talvez na expectativa de que os ativos digitais um dia ganharão força como vetor de pagamentos. No mês passado, a gigante dos cartões de crédito anunciou planos para permitir que os parceiros dos Estados Unidos ofereçam recompensas de fidelidade criptográfica . Em parceria com a plataforma de ativos digitais Bakkt, a Mastercard disse que planeja permitir que os clientes nos Estados Unidos comprem, vendam e mantenham criptografia por meio de carteiras de custódia.