Litecoin: saiba tudo sobre essa criptomoeda

Por 27/06/2021
27/06/2021


 

O que é Litecoin?

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda, descentralizada e compartilha do mesmo código do Bitcoin, porém com algumas diferenças.

Por isso, ela é muitas vezes chamada de prata das criptomoedas, referindo-se ao bitcoin como ouro. Com a Litecoin temos uma moeda mais rápida que o Bitcoin, segura e com ela o dinheiro é realmente seu.

Litecoin foi criada em 2011, por Charlie Lee e ela experimentou alguns aumentos de preços, por exemplo, em novembro de 2013, a cotação da Litecoin aumentou 100%. 

Litecoin é segura?

Uma dúvida muito comum é sobre a segurança da Litecoin. É seguro ter Litecoin?

Assim como no Bitcoin, a rede da Litecoin é descentralizada e não tem um ponto único de falha. Isso significa que governos e grandes empresas não serão capazes de congelar seu saldo ou mesmo tomá-lo. A Litecoin é uma das 4 criptomoedas mais seguras e difíceis de se atacar.

Outro ponto que passa enorme segurança para seus investidores é o fato dela compartilhar o mesmo código do Bitcoin, isso significa que muitas das atualizações do Bitcoin podem ser feitas também para a Litecoin.

Litecoin é dinheiro real?

O objetivo pretendido da Litecoin é ser usada como uma moeda digital diária. A velocidade e taxas relativamente baixas atestam isso. Seu antecessor, Bitcoin, está se afastando cada vez mais de ser prático em compras menores e, como resultado, está caminhando mais para ser uma reserva de valor para o investimento.

O Bitcoin é relativamente caro e lento para se movimentar, enquanto a Litecoin foi projetada e foi aprimorada para torná-la barata, rápida e melhor posicionada para o uso diário. Como tal, com mais sites e empresas aceitando a LTC como forma de pagamento, poderia ser considerada 'dinheiro real', em vez de apenas um veículo para mover valor entre as moedas mundiais.

Quais as vantagens da Litecoin?

  • Custo - a Litecoin é barata de usar em transações, especialmente quando comparada aos custos regulares do Paypal, cartões de crédito ou transferências bancárias.
  • Velocidade - as transações com a Litecoin são rápidas, levando em média 2,5 minutos, quatro vezes mais rápida que o Bitcoin, que leva cerca de 10 minutos. A criptomoeda consegue isso por seus tempos de processamento de bloco mais rápidos.
  • Geração mais rápida de blocos - A cada 2,5 minutos um bloco é extraído e são geradas 12,5 moedas. O próximo halving da Litecoin ocorrerá em agosto de 2023. Isso significa que há mais Litecoin disponível. 
  • Descentralizada - as transações são validadas pela comunidade e o registro é armazenado na blockchain. Como resultado, não há uma autoridade central controlando a rede.

Mineração de Litecoin

A Litecoin usa um algoritmo Scrypt para mineração em uma tentativa de tornar o processo mais democrático.

O sistema de mineração do Bitcoin, aquele que a LTC buscava aprimorar, pretendia ser democrático, permitindo que todos acessassem a moeda. No entanto, as coisas não acabaram assim, então Lee garantiu que a Litecoin fosse mais acessível a todos.

O algoritmo Scrypt exige que os cálculos para o ato de mineração sejam realizados sequencialmente, em vez de permitir que sejam realizados em paralelo, como no Bitcoin. Isso evita efetivamente os ASICs (circuitos integrados específicos da aplicação) de monopolizar o processo de mineração. 

E o que é a Litecoin Foundation?

É uma entidade sem fins lucrativos e ela é decisiva para manter o desenvolvimento ativo da criptomoeda. 

Atualmente, Charlie Lee se deidica a Litecoin Foundation e promove meios para as pessoas adotarem a Litecoin como moeda. 

Se você quiser saber mais sobre essa cripto, assista o vídeo abaixo para aprender ainda mais. Ah, e se você não é assinante do nossa canal, aproveite e já se inscreva! 

 

Por: Sophia Müller

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS