Lei aprovada na Alemanha pode injetar 350 bilhões de euros no Bitcoin

Por 02/07/2021
02/07/2021


 

Especialistas em mercado calculam que a nova regulamentação poderia liberar investimentos significativos no mercado de criptomoedas. Sven Hildebrandt, chefe da consultoria blockchain DLC Distributed Ledger Consulting, com sede em Hamburgo, vê um potencial teórico de entrada de criptoativos na ordem de 350 bilhões de euros. 

A lei permitirá que fundos de investimento possam alocar até 20% de seu patrimônio em BTC e ETH. Anteriormente, os fundos eram proibidos de realizar alocações em criptomoedas, independentemente do valor ou percentual.

A permissão abarcará 4 mil fundos especiais, os chamados Spezialfonds. Esses fundos são restritos a investidores institucionais e possuem, em conjunto, € 1,87 trilhão em patrimônio. O valor corresponde a R$ 11 trilhões na cotação atual.

Até 350 bilhões de euros agora poderiam fluir para o mercado de criptomoedas

Tendo em vista que a capitalização de mercado do Bitcoin chega a quase 768 bilhões de euros, Hildebrandt fala com razão ao Börsenzeitung de um "grande passo".

Pelo contrário, Hildebrandt considera a regulação mais forte associada, que os entusiastas de criptomoedas avaliam criticamente, como uma vantagem. Investidores institucionais do exterior, em particular, perceberiam tais formas de investimento como mais seguras.

Na quinta-feira, perguntamos a Sven Hildebrandt se ele já detecta atividade no mercado tão cedo depois que a lei entrou em vigor. Ele conseguiu confirmar isso: "Até vemos grande atividade no mercado, nenhuma casa quer ser a última. No entanto, muitos ainda estão na fase exploratória e ainda não conseguem realmente 'entender' qual tópico blockchain irá ocupá-los mais no futuro – ou seja, se será mais sobre o investimento ou o lado da infraestrutura. No entanto, o fato de que ambos os tópicos estão indissociáveis e que as casas também terão que lidar com ambas as áreas ficará claro para eles no mais tardar na primeira transação em uma blockchain pública."

É a Lei de Localização do Fundo

O Bundestag finalmente aprovou a Lei de Localização do Fundo a partir da caneta dos Ministérios da Fazenda e Da Economia de Olaf Scholz (SPD) e Peter Altmaier (CDU) em segunda e terceira leituras. Em 28 de maio de 2021, o Conselho Federal também declarou sua aprovação, o que significa que nada ficou no caminho de sua entrada em vigor em 1º de julho de 2021.

A nova lei implementa uma diretiva da UE que visa principalmente simplificar a distribuição transfronteiriço dos fundos de investimento por meio de regulamentos uniformes. O prazo para transposição em lei nacional teria expirado em 2 de agosto de 2021.

Lei pode abarcar União Europeia

A nova lei implementa uma diretiva da União Europeia e estabelece regras para a distribuição transfronteiriça dos fundos de investimento. O objetivo da lei é simplificar e uniformizar as regras para investidores e fundos.

Ou seja, a Alemanha, como maior economia da Europa, estabeleceu um importante precedente.

No entanto, a lei abrange apenas os Spezialfonds, ao passo que os fundos abertos ao investidor de varejo seguem proibidos de investir em criptomoedas. A Associação Federal de Investimentos Alternativos da Alemanha (BAI, na sigla em alemão) já solicitou a liberação geral.

“Em um mundo cada vez mais digital, era imperativo para nós que os investimentos em criptoativos sejam permitidos pelo menos para os fundos de varejo”, disse Frank Dornseifer, diretor da BAI.

Elogios das associações combinados com leve crítica à restrição aos fundos especiais

A Associação Federal de Investimentos Alternativos (BAI) também elogia a nova lei. O diretor-gerente da BAI, Frank Dornseifer, no entanto, lamenta que as novas regulamentações só se apliquem a fundos especiais, mas não a fundos mútuos. Isso afastaria desnecessariamente o capital privado. Jochen Schenk, vice-presidente do Comitê Central de Imóveis (ZIA), também compartilha dessa avaliação, ainda que por outras razões.

Acima de tudo, lamenta que isso não permita que mais capital privado seja canalizado para investimentos urgentes em infraestrutura e sustentabilidade.

Fonte: T3N

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS