Hong Kong pretende começar a testar uma moeda chamada e-HKD, uma encarnação digital do dólar de Hong Kong, nos meses restantes do ano. Os ensaios serão facilitados pela adoção de alterações legislativas e pela construção da infraestrutura digital necessária para apoiar o projeto, anunciou a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), citada pelo South China Morning Post.
A fase piloto ocorre após consultas realizadas para coletar feedback sobre demanda potencial, aspectos de privacidade e outros problemas que possam surgir em torno da emissão de uma moeda digital do banco central. Howard Lee, vice-presidente executivo do HKMA, que desempenha o papel de banco central, elaborou:
Embora possa não haver um caso de uso iminente para o e-HKD, levando em consideração as descobertas de nosso estudo e o feedback da consulta de mercado e desenvolvimento internacional, o HKMA começará a pavimentar o caminho para a implementação do e-HKD e prosseguirá para um lançamento de e-HKD no futuro.
O alto funcionário também observou que muitas jurisdições já estão explorando o lançamento de CBDCs. Os participantes nas consultas realizadas pela autoridade bancária expressaram sua preocupação com o atraso de Hong Kong e a necessidade de acompanhar a tendência internacional.
Os testes envolverão bancos selecionados, provedores de pagamento e empresas de tecnologia. Essas entidades examinarão o uso da moeda digital entre seus funcionários e um pequeno número de clientes, detalhou Lee. “O objetivo de introduzir o e-HKD é fornecer mais opções para o cliente”, acrescentou o vice-presidente. Ele também enfatizou que a medida não afetará os três bancos emissores de notas de Hong Kong.
Após a fase piloto, a Autoridade Monetária de Hong Kong definirá o cronograma para o lançamento do e-HKD, disse Colin Pou, diretor executivo de infraestrutura financeira da HKMA. O regulador anunciou pela primeira vez o plano CBDC em junho de 2021, como parte da estratégia Fintech 2025. Um white paper foi publicado em outubro e as consultas terminaram em maio.
Dezenas de bancos centrais em todo o mundo estudam moedas digitais e tomam medidas para criar suas próprias. O Banco Popular da China (PBOC) está executando programas piloto para seu yuan digital (e-CNY) em várias cidades e anunciou recentemente a expansão da área piloto em quatro delas para o nível provincial.
Hong Kong também realizou testes em pequena escala com o e-CNY este ano, revelou Howard Lee no início deste mês. No verão passado, as autoridades financeiras da região disseram que vincularão o yuan digital ao seu sistema de pagamentos doméstico. Além de sua cooperação com o PBOC, o HKMA também vem trabalhando com os bancos centrais da Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos em pagamentos transfronteiriços de CBDC.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.