Enquanto a economia americana luta contra a escassez de mão de obra e oferta, o banco central do país declarou que “os riscos de uma inflação mais alta aumentaram”. E mais uma vez, a questão das criptomoedas como o Bitcoin proporcionando aos investidores uma proteção contra o aumento da inflação está em debate.
Falando em um evento recente, o presidente do Starwood Capital Group, Barry Sternlicht, defendeu as criptomoedas como uma proteção inteligente para investidores em um mundo que apenas “imprime dinheiro”. Ele também expressou preocupações semelhantes às do Fed dos EUA sobre o aumento da pressão inflacionária sobre as commodities.
O investidor, cuja empresa administra ativos avaliados em mais de US $ 100 bilhões, também revelou que cerca de 2 a 3% de seu patrimônio líquido é investido em ativos digitais, que incluem os tops Bitcoin e Ethereum. Ele adicionou:
“Se chegar a zero, não vai me machucar.”
Em uma entrevista anterior, o bilionário havia elaborado mais sobre sua decisão de mergulhar no mercado de criptografia. Ele disse:
“A razão pela qual eu possuo a BTC é porque o governo dos EUA e todos os governos do hemisfério ocidental estão imprimindo dinheiro agora até o fim dos tempos. E esta é uma quantidade finita de algo, e pode ser negociado globalmente e as pessoas têm moedas fiduciárias seja na Nigéria ou ... Bolívia ou qualquer outro lugar, você pode mudar para algo que o mundo aceitou como um substituto para o ouro. ”
No entanto, nem todos parecem concordar com sua preferência pelo Bitcoin em relação ao ouro histórico e eterno. Em declarações recentes ao Economic Times, o fundador da Mobius Capital Partners, Mark Mobius, opinou que as criptomoedas são mais uma religião do que um ativo, pois são avaliadas com base puramente em "especulação" e "crença". Ele disse:
“Bitcoin ou criptomoedas estão na classe da religião, é uma crença que eles irão subir se outras pessoas acreditarem na sua maneira de acreditar, mas do contrário, não é um investimento. Não é algo que ganha dinheiro, que paga dividendos, produz algo ”.
O ouro, por outro lado, “não é apenas uma moeda, mas pode ser usado para fins industriais”, observou Mobius. O ouro é considerado um condutor superior ao cobre ou outros metais e, portanto, é preferido pelos fabricantes de eletrônicos, mas seu alto preço é um impedimento para seu uso. Ele afirmou ainda:
“É por isso que não acho que as criptomoedas se enquadrem na categoria de investimentos viáveis. É especulação que você pode brincar com isso, se divertir, mas não considere isso como um investimento. ”
O crítico de longa data do Bitcoin, Peter Schiff, também opinou sobre a capacidade da criptomoeda como uma proteção contra a inflação na manhã de hoje. Ele tuitou:
Semelhante ao mercado de ações, o mercado de criptomoedas também está negociando no vermelho hoje, com todos os principais tokens, incluindo Bitcoin, perdendo 15-20% de sua avaliação no dia anterior.