Harris prometendo suporte à estrutura regulatória para criptomoedas

Por 15/10/2024
15/10/2024

O Bitcoin atingiu o nível mais alto em duas semanas com a vice-presidente Kamala Harris prometendo apoiar uma estrutura regulatória para criptomoedas.

A promessa somou-se ao otimismo visto durante o pregão asiático de que uma reação mista ao último estímulo da China encorajará os especuladores a correr atrás de criptomoedas em vez das ações do país .

O maior ativo digital subiu até 5,6% na segunda-feira antes de reduzir parte do aumento para mudar de mãos a $ 65.585 às 14h04 em Nova York. Tokens menores, incluindo o segundo colocado Ether e a moeda top 10 Solana, também avançaram.

A promessa de Harris de apoiar uma estrutura segue anos de reclamações de autoridades da indústria de criptomoedas de que autoridades dos EUA escolheram um caminho de regulamentação por meio da aplicação da lei em vez de fornecer clareza. O ex-presidente Donald Trump buscou ativamente eleitores de criptomoedas durante a atual corrida presidencial e tem vários empreendimentos relacionados a criptomoedas.

“O aumento é em grande parte motivado pela eleição, inicialmente pela liderança de Trump tanto nos mercados de previsão quanto nas pesquisas, e depois por declarações semi-apoiadoras sobre os mercados de criptomoedas da campanha de Harris”, disse Noelle Acheson , autora do boletim informativo Crypto Is Macro Now . “Ainda não vi detalhes sobre a política de criptomoedas de Harris, mas está soando menos negativa do que a administração de Biden.

Os mercados de previsão mudaram nos últimos dias, atribuindo maiores chances de vitória a Trump do que a Harris .

As ações de empresas relacionadas ao Bitcoin também subiram, com a exchange digital Coinbase saltando cerca de 9% e a mineradora MARA Holdings ganhando 5%. O proxy de Bitcoin MicroStrategy teve pouca alteração após subir 16% na sexta-feira.

Enquanto isso, a falida exchange de criptomoedas Mt. Gox adiou na semana passada em um ano, para 31 de outubro de 2025, o prazo de pagamento dos credores pelos seus ativos restantes, que a Arkham Intelligence estima em cerca de US$ 2,9 bilhões. O atraso alivia as preocupações de um excesso de oferta de credores que buscam vender Bitcoin devolvido.

“A recente melhora nas pesquisas de Trump amplificará a receptividade do mercado e o impacto positivo no preço das boas notícias”, disse Benjamin Celermajer , codiretor de investimentos da Magnet Capital. “Boas notícias, como o plano de pagamento atrasado da Mt. Gox, serão recebidas de forma mais positiva.”

O Bitcoin agora está mais alto em outubro após um início fraco de um mês que apresentou uma alta média de 20% na última década, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

“Dados históricos sugerem que a força sazonal de outubro nos mercados de criptomoedas é normalmente ponderada em direção à segunda metade do mês”, escreveu Sean Farrell , chefe de estratégia de ativos digitais da Fundstrat Global Advisors LLC, em uma nota.

A China está se esforçando para reavivar sua economia, mas um briefing de política de fim de semana muito aguardado não especificou exatamente quanto estímulo fiscal o governo planeja injetar. Economistas não estão convencidos de que as autoridades estejam fazendo o suficiente para derrotar a deflação, e um rali mundial nas ações chinesas começou a se desgastar.

“Os mercados provavelmente estão interpretando o estímulo decepcionante da China como uma notícia positiva para o Bitcoin, já que a rotação de capital do Bitcoin para ações chinesas era entendida anteriormente como algo que pesava nos preços das criptomoedas”, disse Caroline Mauron , cofundadora da Orbit Markets, uma provedora de liquidez para negociação de derivativos de ativos digitais.

Fonte: Bolmberg