Hard fork Shapella da Ethereum é executado na rede principal

Por 14/04/2023
14/04/2023


hard fork Shapella foi oficialmente executado na rede principal da Ethereum – o que significa que os validadores da Ethereum podem finalmente sacar o Ether bloqueado em staking da Beacon Chain.

A tão esperada atualização entrou em vigor às 22h27 UTC do dia 12 de abril, na época número 194.048.

Na primeira hora após a atualização, um total de 12.859 Ether foi desbloqueado a partir de 4.333 saques, de acordo com dados do explorador de blocos da Ethereum beaconchai.in.

O número de retiradas, o Ether processado e o número de validadores que fez retiradas. Fonte: beaconcha.in

No momento, cerca de 44% dos validadores, ou 248.043 do total de 559.549 validadores ativos, podem solicitar saques parciais ou totais de suas participações em staking.

A maioria dos saques neste momento varia entre 2,8 e 3,2 ETH, o que indica que são principalmente as recompensas de staking que estão sendo sacadas neste primeiro momento.

A atualização Shapella da Ethereum foi ativada e os saques estão sendo processados!

Os saques ocorrem quando apenas 3.996 validadores se inscreveram para efetuá-los momentos antes do hard fork Shapella entrar em vigor, de acordo com dados do Rated Network Explorer.

Da quantidade total de Ether resgatável, a exchange de criptomoedas Huobi detém a maior participação, com 30%, seguida pela organização autônoma descentralizada PieDAO com 17,7%, de acordo com dados da empresa de análise de blockchain Nansen.

Quantidade total de Ether resgatável por entidade. Fonte: Nansen

Um total de 284.622 Ether aguardam saques integrais de 7.948 validadores, mostram os dados de Nansen.

O preço do Ether, atualmente cotado a US$ 1.978, mal se moveu nas primeiras horas após o hard fork, algo que foi previsto em um relatório publicado em 11 de abril pela plataforma de inteligência de dados de blockchain Glassnode.

O hard fork pode, teoricamente, desbloquear 18,1 milhões de Ether que até então estavam travados em staking na Beacon Chain, equivalentes a mais de US$ 34,8 bilhões ao preço atual de mercado do ETH. No entanto, vários mecanismos foram previamente implementados para evitar que uma enxurrada de ETH seja despejada no mercado, de acordo com a Ethereum Foundation.

Em seu relatório, a Glassnode estimou que menos de 1% do total de Ether liberado na primeira semana e os 12.859 Ether desbloqueados na primeira hora representam apenas 0,07% do total de Ether em staking na Beacon Chain.

Por meio da Proposta de Investimento da Ethereum EIP-4895, o Ether bloqueado na Beacon Chain até então foi empurrado da Beacon Chain para a Ethereum Virtual Machine (EVM), a camada de execução da rede, tornando os saques possíveis.

A atualização mais significativa da Ethereum desde o Merge, que foi executado em 15 de setembro do ano passado. A Shapella aproxima o Ethereum de um sistema de prova-de-participação totalmente funcional.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS