A Inteligência Artificial (IA) tornou-se a grande tendência de 2023, e a Alphabet, controladora do Google, entrou nesse mercado. Nesta semana, a empresa divulgou a versão beta do Bard, seu próprio programa de IA.
De acordo com o Google, o Bard funcionará nos mesmos moldes do sucesso ChatGPT, fornecendo respostas a perguntas dos usuários. Em seu blog oficial, a ferramenta de inteligência artificial do Google mostra um exemplo de interação sobre maneiras de ler 20 livros por ano.
O Bard é apresentado pelo Google como uma ferramenta que traz experiências úteis de IA para pessoas, empresas e comunidades. No entanto, a ferramenta está em fase de testes e, por isso, funcionando em poucos países. Infelizmente, o Brasil ainda não está nessa lista.
Bard longe do Brasil
O Google destacou seu foco na construção de uma ferramenta segura e de qualidade guiada por seus princípios de IA. O trabalho está em andamento para garantir isso usando feedback humano e avaliação para melhorar seus sistemas.
Embora os usuários já possam se inscrever para experimentar o Bard, nem todos podem acessá-lo. A ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido, com suporte para o inglês. Mas o Google disse que eventualmente planeja expandir seu uso para outras regiões e idiomas.
“Hoje estamos começando a abrir o acesso ao Bard, um experimento inicial que permite colaborar com IA generativa. Estamos começando com os EUA e o Reino Unido e expandiremos para mais países e idiomas ao longo do tempo.”
A guerra das IAs
No lançamento, o Google tomou cuidado ao mencionar que o Bard é apenas um experimento a partir de agora. Ou seja, a ferramenta está longe de promover as maravilhas que os usuários esperam da IA em termos de consciência e pensamento próprios.
Por isso, o Google ressaltou que o Bard AI “pode dar respostas imprecisas ou inadequadas”, algo que o ChatGPT também está sujeito a fazer. Com o sucesso da tecnologia, usuários também começaram a publicar erros e imprecisões de datas cometidos pela ferramenta.
Nesse sentido, cabe frisar que as IAs atuais são abastecidas com informações por seres humanos. Logo, muitas dessas informações podem estar desatualizadas ou conter imprecisões. O ChatGPT, por exemplo, tem atualizações que vão somente até o ano de 2021.
Por fim, o Google citou haver uma lista de espera para dar acesso antecipado aos usuários. Atualmente, a Bard não oferece suporte a contas do Google Workspace ou a menores de 18 anos.
Fonte: criptofacil