Na conferência Consensus 2024 organizada pela CoinDesk, o chefe global de ativos digitais do Goldman, Mathew McDermott, disse que a aprovação pela SEC de ETFs Bitcoin à vista no início deste ano marcou um “grande ponto de viragem psicológico” para a indústria.
“O ETF Bitcoin obviamente tem sido um sucesso surpreendente”, disse McDermott, sinalizando uma mudança na postura do Goldman após rejeitar a ideia dos ETFs Bitcoin anteriormente.
Desde então, o banco aderiu à ação, atuando como participante autorizado do ETF bitcoin IBIT da BlackRock , lançado em janeiro. Esse ETF tornou-se recentemente o maior do mundo, ultrapassando os 20 mil milhões de dólares em ativos mais rapidamente do que qualquer outro ETF na história.
Os comentários otimistas de McDermott vêm após as entradas massivas em ETFs de bitcoin à vista nos EUA, sugerindo crescente aceitação em Wall Street.
A calorosa adoção dos ETFs Bitcoin segue-se a anos de ceticismo de gigantes financeiros legados como o Goldman. Mas a demanda surpreendente converteu muitos antigos opositores.
McDermott citou o crescente interesse de investidores institucionais e de varejo nestes veículos de investimento regulamentados. Gigantes como BlackRock e Fidelity agora operam ETFs de Bitcoin à vista, gerenciando bilhões em ativos.
Claramente, esses produtos abriram as comportas para o dinheiro de Wall Street acessar o Bitcoin. E o próprio Goldman está a expandir as ofertas através de derivados, investigação e muito mais.
Os comentários sinalizam que o financiamento legado está cada vez mais integrado ao Bitcoin. Com instituições financeiras tradicionais como Goldman e BlackRock agora elogiando os ETFs Bitcoin, uma adoção mais ampla parece inevitável.