Tem sido uma jornada acidentada para os investidores de Bitcoin (BTC). Enquanto aguarda a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos para decidir se vai aprovar ou não um fundo negociado em bolsa de Bitcoin (ETF) à vista, a empresa de investimentos americana Fidelity Investments está lançando um ETF à vista no Canadá sujeito à aprovação regulamentar.
De acordo com um tweet compartilhado pelo analista sênior de ETF, Erick Balchunas, o fundo "Fidelity Advantage Bitcoin ETF" está atualmente pendente de listagem em uma bolsa canadense. Balchunas também destacou que, se o novo fundo for bem-sucedido, ele se tornará a maior administradora de ativos a oferecer serviços de Bitcoin.
A decisão da Fidelity de oferecer um ETF à vista no Canadá apenas adiciona lenha à fogueira, já que um dos maiores gestores de ativos do mundo, com quase US $ 4 trilhões em ativos, é compelido a desenvolver um serviço no Canadá para atender às demandas dos clientes.
Enquanto isso, a SEC ainda está deliberando se aprova ou não um ETF Bitcoin à vista, que, de acordo com muitos especialistas do mercado, será um sucesso no mercado.
A Grayscale Investments criticou a recente recusa da SEC dos EUA ao pedido de ETF Bitcoin à vista da VanEck, conforme relatado pela Cointelegraph. A operadora do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) afirma em uma carta à secretária da SEC Vanessa Countryman que a SEC está errada ao rejeitar ETFs de Bitcoin à vista, uma vez que agora permite três desses produtos baseados em futuros de Bitcoin.
O Canadá conhece bem os ETFs Bitcoin. A introdução do FBTC pode abrir caminho para ETFs à vista adicionais no mercado canadense. Isso seria uma vitória significativa para os investidores, pois permitiria a exposição ao Bitcoin sem ter que se dar ao trabalho de comprá-lo e armazená-lo por conta própria.